KAMARADAS

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO


Eu, Marinheiro Jopz, junto com a AMOTINADA RB visitamos o Museu Marítimo de Ilhavo que fica na região de Aveiro - Portugal. O lugar é legal pq tem exposição de biologia (caracóis e crustáceos), tem miniaturas de altíssima qualidade (pena que minhas fotos não) e o mais legal de tudo... tem várias embarcações dentro do museu, desde as pequenas até a estrela da casa que é o barco de pesca de bacalhau FAINA MAIOR. Diferente de outros museus onde as obras são separadas dos visitantes muitas vezes até por vidros a prova de balas, no Museu Marítimo é permitido subir em algumas das embarcações.... então todos a bordo e AHOY!







Acima algumas das belíssimas miniaturas. A galera feita com marfim achei uma das peças mais bonitas que já vi em museu. No geral todas as miniaturas com muita riqueza de detalhes. Poderia passar o dia todo olhando e sempre escaparia alguma coisa.



Na sala onde está esse barco batizado de FAINA MAIOR, todo de madeira, paramentado para a pesca artesanal do BACALHAU fica passando um video onde um símpatico bacalhauzinho conta sua história, como era feito a pesca e o estilo de vida dos marinheiros. Para saber mais visite o site oficial do Museu nesse LINK. Um texto que tirei de lá ajuda a explicar as próximas fotos:

"A coleção da faina do bacalhau possui como ícone um iate bacalhoeiro cortado a meia água (pelo convés) de dois mastros constituído e representado com todas as suas componentes: a gaiúta, albói da câmara e rabada, meias laranjas da câmara e rancho, escotilha do porão, o parque de pesca e as imprescindíveis pilhas de dóris"






Uma constatação curiosa... aki no Brasil temos o Museu Nacional do Mar (LINK) que fica aprox. 200km da minha casa em São Francisco do Sul - SC, e já faz tempo que pretendo ir visitar esse museu e nunca deu certo. É lá que esta o barquinho com o qual o brasileiro Amyr Klink atravessou o atlântico REMANDO. E não é que deu certo de visitar um museu lá do outro lado do oceano? Conclusão:

Muitas vezes é precisa deixar o vento nos levar,
navegar para onde o vento é mais favorável...


8 comentários:

Rb disse...

Amotinada forever!

Jonatan Israel Quadros disse...

No dia do juízo final os amotinados serão os primeiros a serem lançados aos tubarões! E o pior amotinado é aquele que se recusa a cuidar do GPS!

Cap. Jopz

Janice Adja disse...

Legal este museu.
Beijos!!

Jonatan Israel Quadros disse...

Sipz... desde criança meu sonho era entrar pra marinha, mas meus pais não deixaram, acabei na Cavalaria do Exercito... mas ficou a paixão pelo mar, pelos barcos, aprendi a velejar e meus ídolos são Amyr Klink, Amundsen, Shackleton... todos entre outras coisas aventureiros e navegadores.

JOPZ

Fabio Binder disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabio Binder disse...

Legal, nós visitamos o museu da Marinha de Lisboa, também tinha várias miniaturas e barcos para olhar. Pretendo ir neste aí também.

Jonatan Israel Quadros disse...

legalz!

e quando possivel bota umas fotos aki no b1b

JOPZ

Índia disse...

Iradíssimo! Adoraria vistar também. B1B também é cultura. Hehe