MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO


Eu, Marinheiro Jopz, junto com a AMOTINADA RB visitamos o Museu Marítimo de Ilhavo que fica na região de Aveiro - Portugal. O lugar é legal pq tem exposição de biologia (caracóis e crustáceos), tem miniaturas de altíssima qualidade (pena que minhas fotos não) e o mais legal de tudo... tem várias embarcações dentro do museu, desde as pequenas até a estrela da casa que é o barco de pesca de bacalhau FAINA MAIOR. Diferente de outros museus onde as obras são separadas dos visitantes muitas vezes até por vidros a prova de balas, no Museu Marítimo é permitido subir em algumas das embarcações.... então todos a bordo e AHOY!







Acima algumas das belíssimas miniaturas. A galera feita com marfim achei uma das peças mais bonitas que já vi em museu. No geral todas as miniaturas com muita riqueza de detalhes. Poderia passar o dia todo olhando e sempre escaparia alguma coisa.



Na sala onde está esse barco batizado de FAINA MAIOR, todo de madeira, paramentado para a pesca artesanal do BACALHAU fica passando um video onde um símpatico bacalhauzinho conta sua história, como era feito a pesca e o estilo de vida dos marinheiros. Para saber mais visite o site oficial do Museu nesse LINK. Um texto que tirei de lá ajuda a explicar as próximas fotos:

"A coleção da faina do bacalhau possui como ícone um iate bacalhoeiro cortado a meia água (pelo convés) de dois mastros constituído e representado com todas as suas componentes: a gaiúta, albói da câmara e rabada, meias laranjas da câmara e rancho, escotilha do porão, o parque de pesca e as imprescindíveis pilhas de dóris"






Uma constatação curiosa... aki no Brasil temos o Museu Nacional do Mar (LINK) que fica aprox. 200km da minha casa em São Francisco do Sul - SC, e já faz tempo que pretendo ir visitar esse museu e nunca deu certo. É lá que esta o barquinho com o qual o brasileiro Amyr Klink atravessou o atlântico REMANDO. E não é que deu certo de visitar um museu lá do outro lado do oceano? Conclusão:

Muitas vezes é precisa deixar o vento nos levar,
navegar para onde o vento é mais favorável...


Comentários

Rb disse…
Amotinada forever!
JOPZ_B1B disse…
No dia do juízo final os amotinados serão os primeiros a serem lançados aos tubarões! E o pior amotinado é aquele que se recusa a cuidar do GPS!

Cap. Jopz
Unknown disse…
Legal este museu.
Beijos!!
JOPZ_B1B disse…
Sipz... desde criança meu sonho era entrar pra marinha, mas meus pais não deixaram, acabei na Cavalaria do Exercito... mas ficou a paixão pelo mar, pelos barcos, aprendi a velejar e meus ídolos são Amyr Klink, Amundsen, Shackleton... todos entre outras coisas aventureiros e navegadores.

JOPZ
Fabio Binder disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabio Binder disse…
Legal, nós visitamos o museu da Marinha de Lisboa, também tinha várias miniaturas e barcos para olhar. Pretendo ir neste aí também.
JOPZ_B1B disse…
legalz!

e quando possivel bota umas fotos aki no b1b

JOPZ
Índia disse…
Iradíssimo! Adoraria vistar também. B1B também é cultura. Hehe

Postagens mais visitadas