MARCHA DAS 1001 BIKES

Evento programado para o DIA MUNDIAL SEM CARRO chamado de MARCHA DAS 1001 BIKES que só por isso já começou equivocado... primeiro que não tinha nenhuma marcha e segundo que não foram 1001 bikes, talvez exagerando umas 400. Mas ao final mostrou ser um caminho radical para problemas críticos e significativos.

QUEM APARECEU?

JOPZ BASE1 BRASIL
LEANDRO CICLOTURISTA URBANO
GUILHERME KM 114
DANIEL DAGUVASCO
MILDO I LOVE MY BIKE
FABRICIO
RAFAEL SARTORI
TIAGO

Saida da Santos Andrade, a galera entrou pela Mal. Deodoro, desceu a Brig. Franco e voltou para o centrão pela Vicente Machado e Praça Tiradentes onde eu e o Leandro debandamos do passeio e ainda encontrei um MOTORISTA MAL EDUCADO estacionado em cima da calçada e em cima da ciclovia. Comprei um dogão que matei em casa contando para a Rubi como foi divertido... mas pra resumir foi  um encontro PACÍFICO, POPULAR, DEMOCRÁTICO, BARULHENTO, MUVUQUENTO e DESORGANIZADO. 

A DESORGANIZAÇÃO: os comunicados diziam ENCONTRO NA REITORIA, mas o encontro acabou acontecendo na PRAÇA SANTOS ANDRADE. Sem roteiro, sem destino, apenas pedalar, fazer barulho e mostrar que as ruas também são "nossas"....

Evento POPULAR porque tinha todo tipo de pessoas ( jovens, idosos, universitários, crianças, bebês, hippies, gays, lésbicas, simpatizantes, perdidos, desorientados e desavisados) além de vários tipos de bikes... CHOPPER, SPEED, RODA FIXA, MTB, CECIZINHA, TRICICLO, ELÉTRICAS, tinha uma bike com CHUVEIRO e tinha gente até com patins e a turma do maracatu andando e batucando no fim da muvuka... além disso o + legal foram as presenças de:

- 01 FILHOTE HISTÉRICO DE POODLE CHAMADO BIJU;
- 01 CACHORRO LULU DA POMERÂNIA;
- JESUS DE NAZARE (O CRISTO), correndo, pulando e pedalando. EU VI E FOTOGRAFEI JESUS e se não me engano ele pedala uma CALOI. MILAGREIRO MESMO! Clique na foto 10 para ampliar e veja vc também.

EVENTO DEMOCRÁTICO, porque expressa as legítimas manifestações e interesses da população. Menos carro e + bikes significa menos poluição, menos barulho e + vida para o planeta. Pessoas aplaudindo e apoiando nas calçadas. THANKS! Claro que os motoristas que por azar ficaram travados nos sinaleiros perderam a calma e começaram a buzinar... MAIS PACIENCIA E MENOS VIOLENCIA, a gente aguenta os carros todo santo dia, será tão dificil aguentar as bikes na rua um dia por ano pelo bem do planeta?

- de minha parte peço DESCULPAS a todos os motoristas que atrapalhei nesta noite. O objetivo não era atrapalhar, mas fazer pensar e refletir em soluções alternativas. Quanto aos motoristas que me atrapalham, me jogam fora da estrada, poluem o planeta, tocam o carro em cima, estacionam nas ciclovias... tomara que um dia ACORDEM... pq aquela BOLHA DE PLASTICO E METAL chamada CARRO traz uma falsa sensação de segurança e poder. Junto traz problemas como individualismo, poluição, gastos, barulho, perigo... trabalhar e ganhar dinheiro e tão importante assim? vale a pena sacrificar o futuro do planeta? E os nossos filhos como é que  vão ficar? Qual será a "desculpa" para se esconder dentro da "bolha" como se o problema não fosse de todos nós ciclistas, motoristas e pedestres...?

BARULHENTO pq tinha a bandinha de MARACATU e uma outra com pessoal parecendo hippies. Vuvuzelas, gritos, assobios e foguetório. Trim trim de campainha. ALIAS FICA A PERGUNTA... pq todo evento no Brasil tem que ter batukada?  EITA BRAZUKADA ! Alguns gritos da noite:

MENOS CARRO.... MAIS BICICLETA!
MAIS ADRENALINA.... MENOS GASOLINA!
UM DOIS... FEIJÃO COM ARROZ... MENOS CO2!
ISSO É FATO... PEDALAR EVITA INFARTO!
MAIS RESPEITO.... MENOS VIOLÊNCIA!
MAIS PACIÊNCIA... MENOS VIOLÊNCIA!

MANIFESTAÇÃO PACÍFICA:  Eu não vi violencia por parte dos ciclistas, mas foi por pouco: vi uma cena ridicula quando o pessoal da academia de artes marciais PAKUA ali na eskina da Emiliano c/ Brigadeiro sairam armados de cajado na mão fazendo cara de mau pra reclamar que a gente estava atrapalhando e agredindo os motoristas... Eu não vi agressão nenhuma, e fica a pergunta: será que estavam com MEDO pra sairem armados?  Um sujeito barbudo agindo como quem queria puxar briga pra mostrar que é o TAL, mas só conseguiu mostrar como ser RIDÍCULO. Ia fazer o que? Bater nas mulheres, crianças e ciclistas desarmados em uma manifestação legítima e pacífica? SIM, nós atrapalhamos o transito no centro de CWB esta noite. Muitas bicicletas atrapalharam os carros, porém nos outros 364 dias do ano em que centenas de carro atrapalham os ciclistas solitários pq ninguém vem gritar, brigar e ameaçar? Quando pessoas no exercício de sua cidadania saem pelas ruas para pedir uma faixa de circulação própria para bikes, pedir - poluição no planeta, pedir - barulho e + segurança e + respeito viramos ALVO de buzina e agressão verbal. MENOS VIOLENCIA e MAIS RESPEITO de todas as partes seria ótimo. Um dia os motoristas vão descobrir que a rua NÃO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA DOS CARROS E QUE A RUA É DE TODOS E PARA TODOS.

CONCLUSÃO:

UM DIA SEM CARRO ainda é pouco. Serve para refletir e fazer barulho... E quem sabe com isso acordar todos aqueles que ainda não perceberam a solução: precisamos de TODO DIA SEM CARRO.

JOPZ - BASE1 BRASIL - Set 2010




Os números do pedal: 

16km rodados em 1h40min pedalando. 
R$ 2,70 dogão.

Comentários

Leandro Tagliari disse…
relatório completo, muito bom :-)
daguvasco disse…
Caraca show de palavras.
Resumiu tudo o que nos sentimos e queremos.
Foi muito legal, gostei de tudo.
Uma pena que o manga foi atropelado indo pra casa :(
Valeu a companhia.
Aquele
Rogerio Borato disse…
Caracas jops,quase levei dois dias para ler o relato,parece um livro. Muito bem,resumiu tudo em muitas palavras.Gostei do Oculos estilo john lennon,Abraçççosssssssssssss
Mildão disse…
faltou dizer que maconha deve ajudar no desempenho dos bikers,, :D

no minimo eu vi uns 20 peladantes fumando um natural lah ,,,

:D

mooooooooooooove

falou ainda:

ado ado ado ,, o Leandro é um viado,,

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Muito bom o relato! Infelizmente eu não pude ir por motivos profi.
Pedro
Cezar and Léia disse…
aquele hot dog parece delicioso!
à todos os participantes desse lindo evento, forte abraço e parabéns!
As fotos ficaram ótimas e a narrativa como sempre impecável!
Léia
JOPZ_B1B disse…
PUTZ, cheguei em kz agora e vi o comentário do DANIEL sobre atropelamento do MANGA (Japones)... foi atropelado na volta pra casa, bateu a cabeça e espero que se recupere bem.

O Mildo parece que se comunica igual a piazada da quinta-série... ehhhh laiah... mas é bom que dá uma animada nos comentários.

Princesa Leia... dogão prensado não é o meu favorito, mas era o mais facil de encontrar pelo caminho e de fato estava BÃO.
Fabrício Souza disse…
Muito bom o relato, Twitado :D

Abraços.
JOPZ_B1B disse…
thanks Fabricio... essa twitada rendeu uma baciada de visitas na sexta-feliz... VERY GOOD.

JOPZ
Flávio K. disse…
Será que foi a fumaça da bicicletada que deu fome?
PauloBo disse…
"A DESORGANIZAÇÃO", a bicicletada não tem quem organize, não há líderes, não há roteiros. Somos todos um só.

Postagens mais visitadas