CINEMA - cadê a originalidade?

mais um corpo desenterrado da listinha MATRIXNET... hoje são 2 filmes que comentei em setembro de 2006, mas permanece atual minha critica a falta de originalidade. De lá pra cá mais refilmagens... claro que tivemos algumas coisas legais como A ORIGEM e o surgimento do 3D, mas a questão permanece:

-------------------------------------------------------

Olá Cinéfillos,

Atualmente, mais do que boa direção, bom elenco... eu procuro novidades, ORIGINALIDADE. Não aguento mais a onda de continuações, refilmagens e reaproveitamento de material:

Superman, Poseidon, Guerra dos Mundos, Massacre da Serra Elétrica, Fibra de Valente  (que virou Com as Próprias Mãos), As Loucuras de Dick e Jane, Alfie, A Profecia,  Os Infiltrados, Mulheres Perfeitas, Sob o Dominio do Mal, Planeta dos Macacos, Uma Saída de Mestre, Karate Kid,  Furia de Titãs, 007 Cassino Royale, ... parece que tudo que vejo é repeteco...e sem esquecer de KING KONG que é a REFILMAGEM da REFILMAGEM.

O que eu posso dizer? Nada mais adequado do que “parece que já vi esse filme”

Mas isso foi só o começo, depois começaram a filmar os seriados, tivemos A Feiticeira, Perdidos no Espaço, Thunderbirds, As Panteras, Starsky & Hutch...


Então vieram as filmagens das peças de teatro. O MISTÉRIO DE IRMA VAP e TRAIR E COÇAR É SÓ COMEÇAR, DIVÃ...


E tem mais... querem que a Cameron Diaz refilme A Noviça Rebelde, e até aquela bomba de DIRTY DANCING está na lista de refilmagens. Conan? O Fugitivo? História Sem Fim? Tudo isso talvez explique o sucesso de seriados como Arquivo X e LOST... bem ou mal, são originais, são novidade, surpreendem de alguma forma e claro que existem exceções no reino das refilmagens, como A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE (as duas versões são ótimas) e também ONZE HOMENS E UM SEGREDO, cuja versão atual é muito superior a versão original, mas no geral não é isso que acontece. Minha impressão é que no caldeirão das refilmagens tudo vira repeteco, tudo fica com o mesmo gosto, e no final nos servem um prato requentado tão ruim quanto comida de microondas (que aliás, na maioria das vezes só é usado para REQUENTAR comida). O que vemos nesse processo é uma modernização de cenários, figurino e efeitos especiais que não traz surpresas e não causa o mesmo efeito de ver algo novo ou o filme original... a recente chegada do 3D de qualidade com AVATAR pode proporcionar boas refilmagens dos filmes de ação, mas pela falta de originalidade e novidades em geral quero comentar os dois filmes...


TRÊS ENTERROS de Melquiades Estrada: dirigido pelo próprio Tommy Lee Jones. Acho ele carismático e gostei da maioria de sua interpretações. O filme tem elementos que remetem ao Western (cowboy – fronteira – morte – vingança – enterro - juramentos - xerifes – México), mas é um filme que se passa nos dias de hoje, e tem outros elementos como relacionamentos, traição, promessas, uma novela em inglês que aparentemente todo mundo vê e uma história que começa estranha e depois se torna envolvente e divertida para quem assite.

Melquiades é morto de forma absurda e enterrado no deserto. Encontram seu corpo e a policia enterra de novo. Seu amigo Pete rouba o cadaver e parte em uma jornada de justiça para enterrá-lo em outro lugar e cumprir uma promessa. Nessa jornada, vão enfrentar situações diversas que criam expectativa. Personagens simples, mas consistentes,  a direção não compromete e a interpretação é boa... tudo isso resulta em um filme diferente, original, que vale conferir.

Como vai terminar essa história? 
O que ele quer fazer com essa atitude?
Por que isso aconteceu? 
Por que ele se comporta assim?
O que houve com a família de Melquiades?
O que ela está esperando para ir embora?

Premiado em Cannes pela ORIGINALIDADE, com certeza eu gostei e recomendo.


A DAMA NA ÁGUA: o diretor é M.Night Shyamalan e acho exagerado as criticas massacrantes que fazem aos filmes dele. Claro que ele está longe de ser perfeito, mas uma coisa ele sempre consegue... é original. Lá vem ele de novo com seus mistérios...Um conto de fadas. Nenhum conhecido, nada de Cinderela ou coisa assim, é uma história que ELE INVENTOU para contar para as filhas. Eu não gosto de contos de fada, não gostei do filme, mas sem dúvida é um filme de M.Night Shyamalan e quem gostou de Sexto Sentido, A Vila, Corpo Fechado ou Sinais, tem obrigação de conferir. A lenda que ele criou é fantástica...

Os Narfs são criaturas da água que vem para a terra para INSPIRAR um humano, e com essa inspiração o humano pode mudar o mundo para melhor. Existem outras criaturas que estão aqui para MATAR os Narfs, e existem humanos especiais, escolhidos para AJUDAR os Narfs. Achei legal, mas de todos os filmes dele foi o que eu menos gostei, talvez porque simplesmente não gosto de contos de fada ou porque dessa vez faltou a “grande surpresa”. Eu não jogo pedras nele, acho um grande contador de histórias, inspirador, criativo, original. Desse filme eu não gostei, mas isso não quer dizer que o filme seja ruim. Acho que perdi demais a inocência e a esperança de acreditar nas fadas, mas também não acredito nos humanos. Apesar de ser uma história nova, um diretor que admiro, simplesmente não gostei, não entrei no clima e não recomendo.

JOPZ - set 2006 (rev. set 2010)

Comentários

Cezar and Léia disse…
Os 3 enterros foi muito divertido e eu sou fan do Tommy Lee Jones.
Agora a essa lady da água, eu não assisti, vi só o trailler e nào me empolguei :(
Fomos domingo no cinema aqui ( tava 3 euros o ingresso, pra qualquer filme acredita? ) e o cinema estava lotado, a gente teve olhar duas vezes na maquininha pra ver se não era pegadinha ( referente ao preço , etc...) não sabíamos da promoção.Enfim...o filme escolhido foi "Eat Pray Love" estreiando a belíssima Julia Roberts.Uma delicia de filme, divertido, romantico,e porque não...filosófico.
Eu não conhecia nadica de nada da historia, foi uma surpresa muito agradável.Assim que eu terminar meu livro infantil "o Albergue do Anjo da Guarda"vou pegar na biblioteca o livro desse filme ( já vi que o titulo em Frances é Mange,prie,aime...Ahhh tem tanta coisa boa pra ler e eu ainda não achei na biblioteca aquele livro do Saramago em Frances.Tá na lista.
Valeuz
Agora deixa eu fazer minha homework aqui, tá dureza isso!
Léia
JOPZ_B1B disse…
OPAZ, o Tommy Lee é muito carismático. Gosto dele em NO COUNTRY FOR OLD MEN que também faz o estilo western moderno. EAT PRAY LOVE a Rb leu e adorou o livro e quer ver o filme não sei se já estreiou aki, mas eu vou fugir correndo pq não gosto da Xuleca Roberts.

intepz, bons Estudos !

JOPZ

Postagens mais visitadas