NO SLAINTE IRISH PUB O "SHOW" DA NOITE É DISCRIMINAÇÃO E VIOLÊNCIA CONTRA OS CLIENTES.


Se vc é judeu, muçulmano ou praticante de umbanda, não pode ser barrado na porta de um estabelecimento qualquer por motivos de religião... a lei proíbe a discriminação religiosa. Tá lá na CONSTITUIÇÃO DO BRASIL.

Se vc é branco, negro ou índio, não pode ser barrado na porta de um boteco por motivos de sua raça: a lei proíbe o racismo.

Se vc é pobre ou milionário, não pode ser barrado na porta do bar por motivos de classe social, assim está previsto no art. 5 da Constituição "sem distinção de qualquer natureza"

RESUMINDO: após anos e anos de ditadura e censura a lei brasileira a partir de 1.988 proíbe  o racismo, o preconceito e a DISCRIMINAÇÃO, mas mesmo assim, aqui em CURITIBA "cidade do primeiro mundo', fomos barrados na porta do bar SLAINTE IRISH PUB (BAR IRLANDA LTDA - LINK) na noite do último sábado simplesmente por estar com um BONÉ na cabeça. Dá pra acreditar? Os motivos da proibição a gente não sabe, nenhum responsável quis nos explicar e os seguranças não sabiam o motivo nem a base legal, só sabiam aplicar a "norma da casa" na base da ameaça, de forma grosseira, truculenta, violenta quase chegando as vias de fato. A vítima foi meu amigo BETO JANECZKO (LINK) entre outros, já que as ameaças e grosserias sobraram pra turma toda e várias outras pessoas na fila (eu inclusive), gerando um constrangimento geral. Quem quiser saber os detalhes é só ler o BOLETIM DE OCORRÊNCIA que está abaixo. Um caso absurdo de despreparo profissional, desconhecimento da lei, desrespeito aos clientes e antes de tudo, ao cidadão de bem que sai de casa para se divertir e é tratado como "pessoa indesejável". 

 Clik na imagem para ampliar

Será que o motivo dessa "lei" que é aplicada lá no SLAINTE é para "selecionar a clientela"? Usando esse critério pessoas de bem como o PAPA BENTO XVI ou inteligentes e criativas como o cartunista BENETT aqui de CWB não poderiam entrar (pra quem não é de CWB eu esclareço... ele anda sempre de boné igual ao personagem da imagem abaixo). E vale aplaudir em pé o genial e corajoso cartunista LAERTE que decidiu andar por aí vestido de mulher  por vários motivos, entre eles "NÃO CEDER A PRESSÃO DO PRECONCEITO" (LINK). Talvez nem todos percebam de imediato, mas fazendo isso ele está mudando o mundo ao desmascarar os preconceituosos.  No Slainte não precisa ser tão extremo como o Laerte... basta colocar um boné na cabeça que o preconceito explode na sua cara. 




Será que essa "norma da casa" é por segurança? Em algumas situações parecidas que li na internet essa proibição de bonés é até justificada pelas mesmas razões em que é proibido entrar com capacete de motociclista em bancos por exemplo: por segurança, para permitir que as pessoas sejam filmadas e identificadas, mas no caso do SLAINTE isso não faz sentido, já que todos os clientes tem que apresentar RG, NOME, TELEFONE e fazer um cadastro demorado na hora da entrada (aliás é mais fácil entrar em um BANCO do que entrar nesse BAR com um recepcionista pra lá de "EDUCADO" que mandou uma cliente "CALAR A BOCA" na nossa frente), e assim se houver algum problema, eles tem como chamar, localizar e identificar todos os clientes. Mas os motivos até agora não sabemos, o que só deixa mais evidente a discriminação.  

Recentemente no Brasil presenciamos o caso da GEISY ARRUDA, que chegou a ser expulsa da UNIBAN por discriminação contra um vestido curto que a moça usou.  Ela foi expulsa, mas a justiça condenou a UNIBAN (LINK), e acho interessante como a presença da mídia faz a justiça trabalhar mais rápido. Esse caso serviu para mostrar que o preconceito está em lugares onde a gente menos espera (nesse caso um centro de educação superior). Um dia é um vestido curto... outro dia é um boné na cabeça. E amanhã o que será? Quem será a próxima vítima? Eu gosto de bonés e aprecio muito o look feminino com vestidos curtos, mas se continuar assim daqui uns dias só vamos ver a BURKA circulando por aí tamanho o retrocesso de algumas pessoas. (Esclareço que respeito o uso da burka, desde que isso seja uma opção da mulher e não uma imposição).


Assim como eu não esperava ver preconceito na direção de uma universidade, não esperava encontrar dentro do bar... sempre cultivei a imagem dos botecos como um lugar democrático e alegre onde qualquer pessoa pode ir para beber, conversar e se divertir, aquela hora tão esperada de tirar a gravata e relaxar. Mas não foi isso que encontrei no Slainte e outra coisa que me chamou atenção é que o bar se promove como PUB IRLANDÊS, e notadamente a Irlanda é um país que lutou muito pela independência e contra a opressão, mas o bar não coloca isso em pratica e de uma forma simbólica os oprimidos se tornaram opressores... e as vítimas são seus próprios clientes!

Não havia nenhuma faixa, cartaz ou aviso visível sobre essa "norma da casa", assim como o convite para o evento também não dizia nada, não pedia o famoso "esporte fino" nem o "passeio completo". O site do bar é  conflitante: não diz em nenhuma página que usar boné é proibido, e ainda divulga  imagens de pessoas usando boné lá dentro, o que só reforça a discriminação da qual fomos vítimas, ou seja... alguns clientes podem, outros  como o camarada Beto não podem... existe uma "regra", mas que não vale para todos e se isso não é discriminação o que é então? 

 
 
 
Sou um ex-advogado que mudou de profissão porque não acreditava e ainda não acredito no nosso sistema judiciário, mas torço sempre para que a verdade possa prevalecer sobre a morosidade, a impunidade e aos recursos. Nesse caso específico repito isso  porque a sensação de vergonha, constrangimento e injustiça que presenciei e também sofri foi muito desagradável e não tem remédio. Tudo isso aconteceu na rua, de forma explicita e pública. Tentei primeiro fazer contato e conversar direto com a direção do SLAINTE, mas não me responderam então decidi fazer aqui no blog esse desabafo para que outras pessoas possam se previnir contra esse estabelecimento despreparado para organizar eventos e receber pessoas com respeito e profissionalismo. O B.O. é só um registro, já estão sendo tomadas medidas judicias contra o dano moral e daqui alguns anos eu volto aqui pra contar o que a justiça cível e criminal decidiram.



Abaixo as imagens de alguns dos seguranças, cabe a justiça dizer se foram atos criminosos ou "apenas" má-educação e despreparo. Outra atitude inconsistente: pra entrar no local eles exigem que a pessoa se identifique e ainda  apresente um documento e forneça um n. de telefone, ao passo que seus funcionários não trabalham com identificação e ainda se recusaram a fornecer seus nomes, preferiram se esconder sob o manto do anonimato (e de novo a "norma da casa" vale mais do que a norma do Brasil, já que a CF proíbe o anonimato). Apenas um não teve vergonha de dizer o próprio nome, um segurança chamado JURANDIR que nos ameaçou "encher de porrada" e "jogar pra fora" se depois de entrar o Beto colocasse o boné na cabeça dentro do bar. VERDADE SEJA DITA, O TAL JURANDIR É UM ÓTIMO LEÃO-DE-CHÁCARA AINDA TÔ CAGADO DE TANTO MEDO, O SLAINTE ME DEVE NO MÍNIMO UMA ZORBA NOVA ;-(


CONCLUSÃO: Se eu quiser ir na missa vestindo pijamas, se eu quiser ir de chinelo passear no shopping, se eu quiser me vestir de Chapolin e entrar no cinema isso deve ser uma opção minha, uma liberdade, um direito individual e "sagrado". Quer ser original? Que ser criativo? Quer ser inovador? Não tem medo do ridículo? Vai lançar moda? Tudo bem, cada um faz o que achar melhor, essa é a grande vantagem de morar em um país livre, e quando um dono de estabelecimento decide selecionar sua clientela de acordo com seus "pré-conceitos" eu sugiro a todos nós consumidores selecionar os locais que frequentamos pelo respeito que demonstram pela liberdade de se vestir, de usar cabelo comprido, brinco na orelha ou boné na cabeça. Vamos prestigiar quem não fere os principios básicos da liberdade civil e direito de expressão, pois a forma como eu me visto é uma maneira de dizer quem eu sou. Que direito de expressão é esse pelo qual eu posso ser barrado por vestir uma bermuda, um boné ou não querer usar gravata? Nessas horas fica claro e realista o dito popular: "Não existe lei mais dura do que aquela feita atrás de um balcão"

Gostaria dos comentários dessas pessoas críticas e pensantes que passam por aki todos os dias... (E ATENÇÃO: VCS PODEM COMENTAR MESMO QUE ESTEJAM USANDO UM BONÉ NESSE EXATO MOMENTO OK ;-) 

Já passei um email para o bar em questão com esse link caso eles tenham algo mais a dizer, além do que já disseram e fizeram no último sábado a noite, quando eu sai de casa para me divertir e infelizmente escolhi o SLAINTE IRISH PUB. 

JONATAN ISRAEL


LINKS PARA SABER + 


Comentários

Mildão disse…
Eita, o Betão não queria mostrar a gadelha???

uhauhauhauhahu brincadeira.

Bom, uma vez tava frio bagarai e me pediram para tirar o gorro. "Normas da casa".

Fodal isso.

Bom, B.O. feito, se rolar uns extras pra tomar lá me chama, uhauhauhauhahhua

moooooove
JOPZ_B1B disse…
YEPZ, eu acho que se a pessoa usa boné seja para compor o "visual", para não passar frio na cabeça ou para esconder a careca a apavorar as minas, isso cabe a pessoa decidir em usar ou não usar... e não o dono do estabelecimento. São regras sem sentido feita por pessoas sem noção.
Renato disse…
Nunca fui neste pub e a partir de agora nunca irei!

Espero que vocês entrem com um processo contra esta casa. E ao infeliz proprietário, não existe nada mais sutil do que a educação e o respeito. Talvez se o Beto fosse abordado com educação este problema não tivesse acontecido.
JOPZ_B1B disse…
Com certeza Renato, se os seguranças explicassem que boné não é permitido com educação, se eles soubessem explicar o motivo, se eles não tivessem vergonha/medo de se identificar, se eles não fizessem ameaças / se o gerente tivesse coragem de aparecer o desfecho poderia ser diferente... felizmente a postura do Beto e a minha foi de respeito e educação, não agredimos ninguém nem física nem verbalmente apesar da grande vontade de TOCAR FOGO NA CASA ;-P
Luiz disse…
É o fim da picada. Nos resta não ir a locais como esse.
JOPZ_B1B disse…
Não recomendo mesmo, e se vc conferir esse link no site HAGAH uma cliente relata que teve a bolsa e o celular furtados dentro do SLAINTE, então os seguranças estão lá pra quê? PRA NÃO DEIXAR NINGUÉM DE BONÉ ENTRAR, MAS ROUBALHEIRA TÁ LIBERADO...

http://www.hagah.com.br/pr/curitiba/local/251481,2,slainte-irish-pub.html

JOPZ
Rb disse…
Eu como testemunha ocular do acontecido posso dizer que não quero nem saber de voltar lá. Houve discórdia por causa do boné, por causa de fila, por causa de cadastro. Olha, nunca vi um pessoal tão mal preparado para atendimento do público. A educação vale para ambos os lados, clientes e estabelecimentos, mas se os funcionários são despreprados a ponto de incitar o bate-boca alguma coisa está errada. Vibe ruim!
daguvasco disse…
Lamentavel o ocorrido cara.
Ainda bem que não fomos, nunca passei por isso e espero não passar, mas fiquei revoltado com o ocorrido.
Infelizmente não vai acontecer nada e se acontecer que vai receber vai ser seus filhos kkkk
Bom se por acaso precisar de mais algum advogado para encher o saco, ja conversei com meu irmao e ele está a disposição.
Aquele
JOPZ_B1B disse…
Bem lembrando... além dos problemas do boné, da fila e do cadastro e tudo isso levou mais de 1h... dai perdemos a reserva por "atraso", mas quem causou o atraso foi a falta de capacidade deles de organizar uma fila...

JOPZ
JOPZ_B1B disse…
Valeuz Dagu, primeiro fiquei triste que vcs não puderam ir, mas depois do acontecido... SORTE DE VCS não ter que passar por isso.

JOPZ
Beto Janeczko disse…
Valeus!!!
O acontecido acabou com a minha noite, só entrei no boteco mesmo, em consideração ao Jota, mas a vontade éra de ter "vazado".
Vamos ver no que vai dar isso aí.
Valeu pelo apoio aí galera!
Abrax...
JOPZ_B1B disse…
Beto vc foi um exemplo, não se deixou intimidar, resistiu a toda aquela pressão e intimidação descabidas sem levantar a voz e sem ameaçar ninguém, agora é entregar na mão dos nossos juizes, conciliadores e defensores da lei pra ver o que acontece, a injustiça já foi feita e eu presenciei tudo, torço para ver também a chegada da justiça.

JOPZ
Roberto Coelho disse…
Ridiculo!!! Continuamos na provincia após termos virado 2 seculos!!!LAmentável
JOPZ_B1B disse…
Poizé Robertão, vc que é um cidadão do mundo e já morou nos E.U.A. e na EUROPA também deve sentir até enjôo quando vê isso acontecer... ME TOO!
Bruno Teixeira disse…
EITA JOPZ QUE CHATO!!!!
OLHA SÓ (PUTZ ISTO É GÍRIA DE CARIOCA)...

VOU TENTAR DE NOVO:
VIZ UM POST QUE ACHO QUE VC VAI GOSTAR... VC QUE ANDA BASTANTE DE BIKE JÁ VIU ESSA PLACA???

CONFIRA:
http://brunojpteixeira.blogspot.com/2011/08/placa-avisou.html
JOPZ_B1B disse…
É isso mesmo Bruno, chatíssimo, e eu até tentei "afogar as mágoas" tomando o chopp da Guinness, mas na hora de pagar a conta qdo descobri que estavam cobrando quase 20,00 reais a caneca de chopp (R$ 18,95) foi + uma "facada".

;-(

JOPZ
Boné é acessório, é uma peça do vestuário.
Como relatei em meu blog (http://rverao.blogspot.com), eu quero ver esses mesmos seguranças barrarem um famoso de boné, que usa o acessório para não ser reconhecido. Além de não ser barrado a casa da camarote e ainda não deixa ele pagar a conta.
Parabéns pela iniciativa.
JOPZ_B1B disse…
Agradeço o apoio Rodrigo. E o que vc acrescentou é realidade... com certeza "celebridades" não vão ser barradas, e no próprio site tem fotos de pessoas com boné dentro da casa, ou seja... se eles forem com a sua cara pode entrar, se não forem corre o risco de apanhar na fila.

JOPZ
Índia disse…
Infelizmente a gente está sujeita a isso o tempo todo, em todos os lugares, até os mais improváveis. Hipocrisia, julgamento de que uns são melhores dos que os outros pelo que têm ou pelo status social. O caso da Geisy é um belo exemplo, na época fiquei indignada.
JOPZ_B1B disse…
Como diz a imagem que selecionei...

A JUSTIÇA É CEGA,
MAS A INJUSTIÇA TODOS PODEMOS VER.

E de certa forma, TODOS somos vítimas quando isso acontece.
Garota Delponte disse…
Eu, particularmente não sou a favor de boné como acessório bonito e ou elegante para homens, especialmente numa saída à noite mas como foi dito, uma conversa, um pedido educado não prejudicaria ninguém. Nunca fui ao Slainte e já haviam me falado que é balada de mauricinhos da cidade... agora mais ainda vou pensar n vezes antes de ir.
Anônimo disse…
Concordo com a última postagem... onde fala dos "Mauricinhos". Pra mim os reclamantes não passam de Mauricinhos Playboys que não respeitam as normas estabelecidas pelo local, normas estas que existem em TODAS as casas noturnas, restaurantes, bares, etc.. Se não concordam com as normas, então escolham outro local.. Ora pois!!!!
Ao invés de perder seu precioso tempo em fazer esse tipo de blog... porque não ajudar os outros por exemplo que sofrem algum tipo de doença, ou para os realmente injustiçados nessa sociedade? Talvez vocês nem saibam o que seja injustiça de verdade...
JOPZ_B1B disse…
Ao Sr(a). Anonimo:

Concordo com vc... se existem normas, devem ser cumpridas e respeitadas, é um principio basico para a vida em sociedade, mas para que isso seja possivel essas normas e regras devem ser CLARAS, EXPLICITAS E LEGAIS. No caso que ocorreu, a regra não era clara... o convite não dizia nada e se vc se der ao trabalho de conferir no site deles, tem imagens de gente com boné lá dentro, ou seja, eles criam a regra de acordo com a cara da pessoa que querem barrar. Segundo que a regra deve ser explicita, tem que estar fixada de forma bem visivel na entrada do estabelecimento, o que não ocorreu. E por último essas regras que os estabelecimentos criam devem ser LEGAIS, estar de acordo com as LEIS do país, e ali o que ocorreu foi DISCRIMINAÇÃO contra os principio da liberdade individual garantidas pela CONSTITUIÇÃO. Quem quiser se sujeitar a isso vai se transformar no pior tipo de cidadão... AQUELE QUE ACEITA A OPRESSÃO SEM NADA DIZER.

JOpz
Edinho.net7 disse…
Estamos em um estado democrático de direito só podemos ser obrigados a fazer ou deixar de fazer alguma coisa em virtude de Lei...

Postagens mais visitadas