PATAGONIA 2004

Outra aventura das antigas, do tempo que JOPS ainda era escrito com S no final  e o INTEPZ ainda era INTÉS ha ha ha  essa foi nossa primeira visita na PATAGONIA, aconteceu em OUTUBRO DE 2004. E-mail originalmente enviado para a lista de mensagens da matrixnet e seus aventureiros. 


=======================================
É isso pessoal, depois de 2 semanas sem dar notícias, estou de volta para contar que estivemos na PATAGÔNIA foi uma viagem incrível, muitas fotos e muitas histórias pra contar. Foi uma aventura daquelas, pra chegar em todos esses lugares foi preciso pegar avião, taxi, busão, barco, trem, 4X4, cavalos e muuuuuuuuuuuuuuita caminhada.
Chama-se PATAGÔNIA porque os nativos usavam peles para proteger os pés e foram chamados pelos espanhóis de PATAGONES (patas grandes). Vimos uma placa que dizia assim...

"Que sejam importantes as palavras que vai usar para quebrar o silêncio desse lugar"

E realmente faz sentido. É um lugar de contemplação. Para definir a Patagônia eu usaria as palavras VASTIDÃO, ISOLAMENTO, SILÊNCIO, NATUREZA, FRIO e a mais presente de todas... VENTO, pois está sempre ventando na Patagônia. E o vento sempre vem do OESTE.

Esse é o FITZ ROY ou EL CHALTEN, literalmente o PONTO ALTO da nossa viagem. Com 3.400m o Fitz Roy já era visível da estrada a mais de 120km de distância!
Não fomos até o cume porque essa é uma escala técnica e muito difícil, por isso subimos até a LAGUNA DE LOS TRES aos 1.500m e acima do ACAMPAMENTO BASE. Para chegar lá, alugamos um 4X4 em El Calafate e rodamos 220km de estradas desertas e lindíssimas pelas planícies da patagônia e fomos até o pueblo de EL CHALTEN, onde iniciamos uma caminhada pela Trilha Piedras Blancas (Hosteria El Pilar) e pela trilha o visual é assim...

 BOSQUES, GELEIRAS, MONTANHAS, LAGOS...

A região é a meca do trekking, pode-se caminhar por dias seguidos sem repetir uma trilha e na entrada da cidade uma placa... Capital Mundial do Trekking. O pueblo de El Chalten existe em função do Fitz Roy e Cerro Torre. Saímos da HOSTERIA EL PILAR, seguimos pela trilha PIEDRAS BLANCAS, SUBIMOS ATÉ LAGUNA DE LOS TRES E DESCEMOS DIRETO PARA EL CHALTEN, aprox. 20km de caminhada. Nessa subida a partir dos 1.200m de altitude encontramos neve... que FELICIDADE... FOI A PRIMEIRA VEZ QUE O JOPS pisou na neve. A Laguna de Los Tres estava CONGELADA em um dia com céu azul perfeito e  ótimo visual da montanha. Nessa foto estamos no meio do lago e o El Chalten / Fitz Roy ao fundo.
Ficamos horas olhando essa paisagem digna de um "quebra-cabeças"ou "calendário".  Fizemos nosso primeiro BONECO DE NEVE. Andamos o dia inteiro. Recomenda-se comer alguma coisa de hora em hora durante uma caminhada para não sentir-se fraco/debilitado, mas após a 13a. barrinha de ceral que comi,  a única sensação que se tem é de NOJO, muito melhor ficar comendo GELO, queima o estômago mas refresca a língua.

Também fomos para EL CALAFATE onde visitamos o Parque Nacional dos Glaciares e a geleira PERITO MORENO, um espetáculo da natureza impossível descrever ou mostrar apenas com fotos pois o som do gelo quebrando e caindo constantemente é impressionante.

Acima o LAGO ARGENTINO em EL CALAFATE.

 A geleira vista da estrada

A geleira vista dos mirantes

 e agora EM CIMA DA GELEIRA, fazendo trekking com grampões de gelo...
 
No alto da geleira... fazendo pose de abominável homem das neves...
A Rubi fazendo pose de dondoca-com-cara-de-esqueci-minha-bolsa-de-água-quente. E  depois de algumas horas caminhando no gelo, uma surpresa preparada pelos guias...


Um boteco no meio da geleira. Cardápio ? Whiskie e  Bom-bom de chocolate. Tim- Tim... e dessa vez a estrela não foi o whiskie envelhecido 15 anos,mas o puríssimo gelo glacial envelhecido 8 mil anos...

E depois fomos para o FIM DO MUNDO, na cidade mais ao sul do planeta, dali pra baixo só eremitas, cientistas, baleias e pingüins: USHUAIA, que significa bahia que entra no nascer do sol e é a porta de entrada para a Antártida.
Lá visitamos o CANAL DE BEAGLE e o PARQUE NACIONAL DA TERRA DO FOGO. Tem esse nome porque quando os espanhóis chegaram avistaram de longe as várias fogueiras que os nativos Yámanas faziam para se manter aquecidos e por isso... TERRA DO FOGO.Vimos as aves QUELQUEM, CHIMANGOS, os bosques de lengas e os diques de castor como esse abaixo, feito em 3 anos por uma família de 4 castores... 


Fizemos mais um trekking pelo VALLE MAYOR até LAGUNA ESMERALDA, belíssima trilha entre um bosque de LENGAS que atravessa vários riachos usando os diques abandonados como pontes. Cruzamos pela TURFA e a Rubi teve um semi-congelamento dos pés por estar com botas não-impermeáveis.
Encontramos chuva aos 100m... e NEVE aos 200m de altitude! Que boa surpresa... pequena nevasca fora de época. Vimos bosques de lengas com árvores cortadas a mais de 50 anos pelos detentos do antigo Presídio do Fim do Mundo. Destaque para um serial killer chamado PETIÇO ORELHUDO pois o boneco de cera dele dentro da cela é de gelar até pinguim. E caminhando na neve e bosques chegamos até a Lagoa Esmeralda, parcialmente congelada...
E de tanto falar em FRIO, aproveito para contar que nesse dia a Rubi ficou com os pés e mãos parcialmente congelados, e o Jops descobriu que aquelas luvas de lã de 5 reais compradas no camelô da Praça Rui Barbosa não são tão boas na Patagônia brrrrrrrrrrr.... No final da caminhada visitamos uma estação de CÃES SIBERIAN HUSKIES e ALASKIAN HUSKIES daqueles que puxam trenós na neve,porém como havia bem pouca neve, esse passeio ficou faltando... quem sabe na próxima ?
 
Mas nos divertimos por bastante tempo brincando com os cachorros que são dóceis e adoram correr, correr, correr...

Aproveitamos para conhecer BUENOS AIRES, visitamos o zôo, parques, cafés e adoramos a cidade, com uma arquitetura bonita, amplas avenidas, gente educada e com certeza mudamos nossa imagem em relação aos argentinos. Fomos bem recebidos e bem tratados em todas os lugares por onde passamos e esperamos voltar para conhecer as baleias na Península Valdez e ver os gigantes de pedra de Torres Del Paine. Algumas curiosidades...

Eles tomam chimarrão no avião, a aeromoça passa com a garrafa térmica enchendo as cuias; nos cafés há muito mais doces do que salgados, com liderança disparada do croissant, que lá se chama MEZZALUNA. A água com gás tem muito mais bolinhas e a água das geleiras é potável mas só pode ser bebida por no máximo 10 dias devido a alta quantidade de minerais. O nosso VW Parati por lá se chama GOL COUNTRY e falando em nomes, o meu foi trocado para Cuadros J. É isso, quem quiser ver as fotos e ouvir as histórias é só a gente combinar, prometo que não vou inventar muitas mentiras porque a realidade por lá já é bastante inacreditável.

Intés

JONATAN

Comentários

Rb disse…
Relendo o relato e relembrando essa viagem, bateu uma saudade...
Tudo tão perfeito!
Ainda mais com esse frio que está fazendo hoje, volta a lembrança os dedos das mãos congelados. Que sensação! Mesmo com luvas minhas mãos perderam os movimentos, eu quase não consegui ir ao banheiro, e quando o Jo pediu para eu tirar fotos, a coisa ficou preta...
Mas, como eu adoro o frio, essa passagem também faz parte das boas recordações dessa viagem.
Neve, neve, neve!!!

Rb
JOPZ_B1B disse…
HA HA HA, como diria o 100ODO... sempre sorrindo.
Cezar and Léia disse…
Que lindo post!

Adoramos as aventuras de vocês e esse relato nos faz sentir lá, viajando com vcs, curtindo a beleza e atmosfera perfeita da natureza, o frio, enfim...muito obrigada por compartilhar!
Dá vontade de preparar as malas e pegar o primeiro avião pra ir curtir esse paraíso aí!

Vocês dois estão LINDOS nas fotos, aquela primeira da Rub, ela tá tão querida fazendo pose de Audrey Hepburn, tá parecendo imagem tirada de algum filme dela!

*** esses casacos vocês compraram lá ou já levaramdo Brasil?

A foto do Lago Argentino, com um azul profundo está um cartão postal!
São esses cenários em nossas viagens, essa paisagem tão abençoada que preenche cada cantinho do nosso coração, nos faz sentir uma alegria profunda e tudo é tão bonito, nem palavras nem fotos, podem explicar realmente o que é estar lá...vendo e sentindo, esses cenarios nos fazem sonhar!
Uma imagem que ficará guardada com todo carinho em nosso interior.

Eu imagino que é necessário mesmo contratar um "guia" nesse tipo de aventura, porque é arriscado ir de cara, sozinho , numa montanha como essa.

Aquele Bosque de Lengas está fantastico, o a trilha entre as arvores é poesia,mesmo em paisagem de inverno, tudo é maravilhoso!

Que perigo isso de congelar os pés e as mãos, o frio é implacável, imaginamos o quanto foi dificil caminhar e respirar com ar gelado.
**Lembrando aqui do inverno passado, com neve,muito dificil respirar aquele ar gelado, doía dentro do nariz. :(

Finalizando,Wow aquela lagoa da Esmeralda é deslumbrante!Que viagem!:)Patagonia!!!!
Então umas 2 semanas é sufi pra ter muita diversão?Não dá vontade de ficar mais?
***Referente Buenos Aires,já ouvimos também muita gente elogiando, falam da educaçao, da arquitetura europeia, da boa comida, dos vinhos, da atmosfera charmosa da cidade...uma ótima ideia de viagem.

Adoramos o relato,vocês escrevem de um jeito tão agradável, lemos e a curiosidade aumenta, queremos saber mais!
Parabéns e um beijo para o casal 20!
Cezar & Léia
Rb disse…
Obrigada Leinha, vcs sempre tão queridos!
Essa viagem foi realmente inesquecível, vcs que estão conhecendo o mundo não devem deixar de fazer. É um lugar único. A geleira é algo que só vendo para entender. Grandiosidade é uma palavra pequena para descrever.
Vc perguntou das jaquetas. Pois olha, foi uma coisa que deu dor de cabeça na época. Fomos com as nossas coisinhas mesmo, queríamos roupas mais especiais, mas por aqui não se achava. Hoje já está mais tranquilo, várias opções, mas quando fomos não era assim não. Só em loja de montanhista e olha lá...
Por ex, a minha bota não era apropriada por não ser impermeável, mas era o que tinha por aqui pra mim. Acabei comprando uma só na lua de mel quando fomos pro Chile. O meu número é meio complicado.
Mas, no final tudo se ajeita.
Obrigada por lembrar da Audrey Hepburn, vc sabe que eu adoro ela.
Thomas Erikson disse…
Você também pode reservar o Minitrekking em https://www.patagoniachic.com/el-calafate/excursiones/minitrekking-perito-moreno_6.html
É uma página muito clara para ter todas as informações deste tour.

Postagens mais visitadas