CINEMA - VIAGENS NO TEMPO

 
"Viajar no tempo, todos nós viajamos. 
Para o futuro, e na velocidade de
vinte e quatro horas por dia."  

(Arthur C. Clarke , Perfil do futuro)


INFERNO NA ESTRADA (Retroactive, 1997). + 1 trash daqueles que passou de madrugada e investi minhas 3 horas de insônia nele. Existe uma linha que separa os filmes trash dos filmes convencionais? Então esse filme com certeza ficou fazendo zig-zag sobre essa linha... A produção é barata, mas a direção é eficiente. Os atores são limitados, mas se esforçaram. O roteiro tem furos, mas mesmo assim é envolvente. O filme tem muita violência, mas também é engraçado. No elenco James Belushi faz um tipo texano chamado Frank. Exagerado, mas convincente. Explora os efeitos de uma viagem no tempo muito antes do Efeito Borboleta, gostei e recomendo. 


Sinopse: Uma policial está na estrada e seu carro estraga. Ela pega carona com um casal pra lá de esquisito. Coisas muito ruins acontecem com ela e com o casal cujo marido é um psicopata. Então ela se aproxima de um acelerador de partículas e acidentalmente volta 1h no tempo. Com isso ela tem a chance de refazer os últimos acontecimentos, do jeito certo, mas só piora tudo de novo e de novo e de novo...

Já viu isso antes? Já assistiu Efeito Borboleta?

Filmes com viagem no tempo existem aos montes e no geral agradam, mesmo com seus paradoxos, universos paralelos, futuros alternativos... alguns que eu já vi...

O SOM DO TROVÃO: cientistas viajam no tempo com bando de ricaços pra fazer CAÇADAS na era dos DINOSSAUROS. É ruim, já comentei por aqui e não vou viajar no tempo repetindo tudo.

FEITIÇO DO TEMPO é legal, divertido e bem feitinho. Tem o Bill Murray que fica preso em um dia específico em uma cidade pequena. Mais diversão... e tem o famoso O DIA DA MARMOTA!

LINHA DO TEMPO é fraquinho demais, sobre jovens que voltam para a Idade Média durante a Guerra dos Cem anos e só se metem em enrascadas. Se eu pudesse viajar no tempo não veria esse filme.

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO celebrizou aquela música que tocou até no meu casamento. Celebrizou também uma eterna discussão sobre as viagens no tempo: o paradoxo da entrega do relógio! Tai a musica pra vc ouvir enquanto termina a leitura... PROIBIDO CHORAR DE EMOÇÃO.


UM SÉCULO EM 45 MINUTOS: Só vi um pedacinho e achei tão ruim que abandonei. Usam a máquina do tempo para voltar e pegar o Jack Stripador, só que ele rouba a máquina e vem para o futuro apavorar.

OS BANDIDOS DO TEMPO é ótimo, com o Sean Connery, filme pouco conhecido. Vale a pena procurar na seção mofo da sua locadora. É uma aventura com muita ficção.

EFEITO BORBOLETA explora a teoria do caos. Achei bom e quero ver o filme 2 mesmo com expectativa negativa. Menção Honrosa.

FREEJACK: Stallone e Mick Jagger no mesmo filme garantem para essa fita o título de pior filme de viagem no tempo.

A CASA DO LAGO: é um dramalhão mela-mela mal contado, mal costurado e mal explicado. Einstein diz que isso não é possivel, mas eu recomendo... fuja mais rápido do que a luz.

KATE & LEOPOLD outro mela-mela, porém esse é relativamente bem costurado e divertido. Pra quem kurte comédia romantica, tanto faz se é um 1830, 1990 ou tudo junto.

DE REPENTE 30 é comédia teen, mas super diverido. Não explica se é apenas sonho ou viagem,mas o que importa é o que acontece na vida de uma adoslescente de 13 anos que de repente passa a ter 30 anos...

VALE A PENA GASTAR TEMPO E CONFERIR:

A MÁQUINA DO TEMPO, baseado no livro de H.G.WELLS. Filmado em 61 é muito bom. Eu era criança e lembro que me assustei com os Morloks e achei os Eloys muito chatos. A refilmagem feita em 2002 não gostei. 

O PLANETA DOS MACACOS. Astronauta viaja no tempo e o planeta Terra mudou muito. A regravação eu não kurti, mas macacos me mordam, como foi legal ver a primeira versão. Esse é um daqueles filmes nostálgicos, que eu lembro de ter visto pela primeira vez junto com os meus pais que já tinha visto no cinema. 

OS 12 MACACOS é bom porque tem a Madeleine Stowe? Essa eu acho lindo no passado, presente ou futuro. O legal desse filme é que além de viagem no tempo é sobre o FIM DO MUNDO e as tentativas das pessoas do futuro de voltar e evitar o armagedon. Criativo, divertido, instigador, Brad Pitt está ótimo fazendo um papel de WACCO. Menção honrosa.


DE VOLTA PARA O FUTURO - Triologia -  é bom e sem dúvida a mais agradável história de viagem no tempo. Pura diversão. Esse é tão pop que seria desperdício comentar, indicar, bla bla bla... CINEMA MÁGICO... bem que poderia ser refilmado agora com a tecnologia 3D


EXTERMINADOR DO FUTURO: Esse ocupa o posto numero 2... é ficção científica, tem ação, tem efeitos especiais e viagem no tempo. Além disso fé do ANO MÁGICO de 1984. Quando vi era adolescente e sai do cinema ZONZO.  Já virou até seriado de TV e também seria legal uma refilmagem em 3D

DESTINO EM DOSE DUPLA: é uma agradável comédia. Será ironia do destino? o primeiro e o último filme da minha lista são com o James Belushi. Além dele,  Jon Lovitz (esse sujeito é engraçado só de olhar), o meu canastrão favorito Michael Caine, e as "simpatias" de Renee Russo e Linda Linda Linda Hamilton. Com uma história divertida, esse é o meu ideal de viagens no tempo... voltar, mudar tudo e depois descobrir que não precisava mudar nada pq já tinha feito as escolhas certas na primeira vez. LOL.

FILMES QUE AINDA NÃO VI...

- DONNIE DARKO. Um adolescente tem uma visão... um cara vestido de coelho avisa sobre o fim do mundo. Trilha sonora do Tears For Fears.

- UM IANQUE NA CORTE DO REI ARTHUR: acho que é uma bomba, vi uns pedacinhos e achei muito lixão.

- OPERAÇÃO CAVALO DE TROIA. O livro é interessante, mas duvido que o filme seja bem feito. Quando passar na tv a cabo e eu estiver sem outras opções confiro e descubro.

- TIME COP. Filme com o Van Damme, não pretendo ver. Tenho certeza que é uma bomba. Só vi o trailler.

- BILL & TED: uma vez assisti uns 10min e achei BOMBA, BOMBA, BOMBA, mas preciso ver na integra para detonar de vez...

- PEGGY SUE – SEU PASSADO A ESPERA: A Rubi disse que kurtiu.

- EFEITO BORBOLETA 2: será que escapa a maldição das continuações caça-níquel?

- PRIMER:

- LA JETÉE

- EU TE AMO, EU TE AMO

- OS SEIS SIGNOS DA LUZ

- O ELO PERDIDO: comecei a assistir, desisti em 15 min de tão ruim.

- CAMISA DE FORÇA (The Jacket), dika da Princesa Leia nos comments

Então é isso, conversaremos de novo sobre filmes no futuro. Quem tiver um tempinho no presente responda: Eternamente Jovem é filme de viagem no tempo?

Intés, Jonatan Israel

 --------------------------------------------
Postagem original 28/11/2006 na lista Matrixnet
Revisão em set 2010 no blog B1B

Comentários

Rb disse…
Eu acho que Eternamente Jovem não é filme de viagem no tempo, porque a vida segue seu tempo normal, somente ele está deslocado. Adoro esse filme! E, faz tempo que quero ver Peggy Sue novamente, tenho algumas cenas na mente ainda.Gostei do "O som do trovão" e na minha lista top 10 está "Em algum lugar do passado", belíssimo!
Cezar and Léia disse…
E aquele "camisa de força" (The Jacket - 2005),com o Adrien Brody ( o mesmo ator do filme O Pianista, lembra?), então...gostamos muito desse filme, o filme trata de uma viagem mental, ou projeçao para o Futuro.

O meu filme preferido da tua lista é "Em Algum Lugar do Passado", sempre choro, já assisti umas 5 vezes, e depois tem a musica que eu adoro : "Rapsódia sobre um tema de Paganini - Rachmaninov".

** estou curiosa sobre o filme eternamente jovem, acho que nunca vi!Como perdi????

abraços
Léia
JOPZ_B1B disse…
OPA, esse the jacket também não tinha ouvido falar, já vou atualizar da listagem... e se vc curtiu o ALGUM LUGAR DO PASSADO, com certeza vai se debulhar em lágrimas com ETERNAMENTE JOVEM (Forever Young),pode conferir que é romação daqueles.

intepz, JOPZ
icommercepage disse…
Olá amigo:

Quando eu fiz a lista dos melhores filmes de viagens no tempo, eu apresentei apenas uma amostra.

Logo depois de publicar, eu já comecei a lembrar de outros filmes como:

Os Doze Macacos: O filme avre discussão para uma série de questões.

Stargate: O filme virou uma série muito ruim, mas o filme foi uma marco, relacionando o Egito antigo ao portal do tempo.

2001 - Esse é o fime que serve de referência para a própria ficcão ciênctífica, apesar de ninguém entender, mas é para isso que serve a internet, não é mesmo?

ABS
Anônimo disse…
olha, se não assistiu Primer, assista. É um filme simples de orçamento curto e atores deconhecidos, mas que vai fazer voce pirar no final - por não entender e ter que assistir de novo. Já assisti 3 vezes e confesso que ainda não digeri direito e isso acontece porque os personagens que viajam no tempo quase entram em loop infinito com várias versões dos mesmos personangens fazendo mais de uma viagem. É um filme para queimar os neurônios!
JOPZ_B1B disse…
OPAZ, boa dika, já está na lista para conferir, thanks.

JOPZ
Anônimo disse…
Tem um filme que não consigo lembrar o nome,lembro-me que havia um grupo de arqueologos que trabalhavam em uma ruina de umcenário de guerra, encontraram um saecófago duplo de mãos dadas,a figura do homem no saecófago não tinha uma orelha, aí eles viajam no tempo para buscar um senhor. Achei muito bom,se alguém lembrar o nome, agradeço.
JOPZ_B1B disse…
OPAZ, bem lembrado... esse que vc citou é LINHA DO TEMPO (TIMELINE) com o Paul Walker... thanks, vou acrescentar na listagem...

JOPZ
Anônimo disse…
Valeu! Fazia um tempão que estava procurando este filme.
Obrigada.

Postagens mais visitadas