RECEITAS - BANANA BRASIL

Mais uma receita da B1B... uma sobremessa rápida para fazer (15min exagerando e tirando fotos), saborosa e com gostinho bem brazuka, tanto que eu dei o nome de BANANA BRASIL, eu tentei fazer várias vezes, mas o açucar não estava ficando legal e dai pedi conselhos ao chef FRANKLIN lá do Gepetto que me ajudou na receita...  e com os bons conselhos tudo deu certo e lá vai a receita com fotos para ilustrar... (CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR)
 
INGREDIENTES: 

03 Bananas (maduras mas não passadas)
01 Pedaço de Rapadura (um copinho)
1 1/2 Copinho de Cachaça

A lista é SUPER BRAZUKA... então se não tiver cachaça pode trocar por rum, se não tiver rapadura pode trocar por açucar mascavo... eu que sou devoto da SANTA CACHAÇA usei uma Ypioca comemorativa dos 150 anos da fábrica que é envelhecida por 6 anos.
 
PREPARO: descasque as bananas e corte ao meio de ponta a ponta. Pique a rapadura em pedaços pequenos. Monte na frigideira primeiro as bananas, preencha os espaços com a rapadura e por ultimo jogue a cachaça.

Leve ao fogão em fogo alto, quando começar a derreter mude para fogo médio. BIZU: durante essa fase vc pode virar um pouco a frigideira para o fogo pegar na cachaça e flambar  que significa queimar, serve para queimar o alcool e não deixar o sabor da bebida tão forte e também aumentar a temperatura e acelerar  a caramelização do açucar. Outra maneira de flambar é jogar um palito de fósforo acesso dentro da frigideira, mas eu prefiro o primeiro método. Não se assuste com as labaredas, pois duram só alguns segundos.

 
O tempo de cozimento vai variar cfe. o seu fogão, a sua frigideira, o tamanho das bananas, bla bla bla, eu diria que entre 5 e 10 minutos. Deixe até sentir que o açucar derreteu e virou uma calda que vai engrossando rapidamente. Essa que eu fotografei demorou aprox. 7 minutos pra ficar no ponto. Para servir eu polvilhei canela. 

O sabor é incrível porque a cachaça equilibra o gosto doce da rapadura. Pode servir também acompanhado de uma bola de sorvete. 

Banana, rapadura e cachaça, + Brasil impossível...

Tempos de preparo: 15min
5 min para preparar os ingredientes
7 min na frigideira
3 min para apresentação
Na foto acima Rb e Jopz com o nosso amigo FRANKLIN que é chef na premiada pizzaria e restaurante GEPETTO e que me ajudou a desenvolver a receita. Valeuz!

JOPZ B1B Set 2010

Comentários

daguvasco disse…
hum que delicia...
Vou tentar fazer aqui e dopo te falo como ficou...
aquele
Chef Franklin disse…
Valeu Jô. O blog está muito legal, parabéns!

Postagens mais visitadas