OPERAÇÃO FERRARIA 2010

Para encerrar as atividades de montanha 2010 fizemos uma pernada que não poderia ser mamão com açucar, então o destino escolhido foram os 1.745m do FERRARIA.  A caminhada foi bonita, mas também muito sofrida, então acho que a frase abaixo é bem apropriada...

"If you’re going through hell keep going."

Winston Churchill

Pra simplificar o relato vai ser fotográfico:

O rango da montanha... barrinhas, frutas, batatinha frita, bolo, sandubas e PAÇOCA esperando a hora de serem COMPRIMIDOS dentro das mochilas... é por isso que eu adoro paçoca... quanto mais vc esmaga a coitadinha, mais paçoca ela vira!

3:50h hora de pular da cama quentinha... PUTZ, acordar antes das 4h da madruga é FLOPZ... mais cedo do que isso nem os pedais do LEANDRUXO.

Como era cedo demais fizemos o PRIMEIRO CAFE DA MANHÃ em casa só com OVOMALTINE e algumas frutas...

Acordamos cedo e chegamos pra apavorar o Dilson e toda a sua cachorrada sonolenta por volta das 6h... Nesse horário o preço é mais caro (15 por pessoa). Fomos em 4 aventureiros... prof. Binder, Dondoka Rubi, barbudo Jopz e o kamarada BETO JANECZKO, ou seja, terceira aventura com a formação do TRIO DE FERRO + o BINDOCO = QUARTETO FANTÁSTICO. Pelas trapalhadas que fizemos poderia muito bem ser DIDI, DEDÉ, MUSSUM e ZACARIAS, mas como o 1000DO já apelidou a galera O2 de TURMA DO DIDI não somos nós que vamos reinvindicar o glorioso apelido...

O segundo dia do VERÃO 2010 começou nublado, mas com temperaturas amenas, depois abriu, fez um puta mormaço e pra fechar a aventura CHOVEU PACAS...  (mais de 12h na trilha, a chuva pegou na última hora de caminhada)

Kamarada Beto suando a kareka
no final da subida do Getulinho...

No cume do Getulinho o SEGUNDO CAFÉ DA MANHÃ, agora + reforçado com sandubas. Saca só o detalhe BANDOLEIRO, os sandubas pendurados no saco plástico do pão de forma... só faltou a frigideira e o lampião de gás...

O pontinho branco no meio do verde é o Binder-Ovelha-Desgarrada cruzando a trilha pelo Getulinho... Aqui fizemos a primeira trapalhada... o Binder saiu em disparada e lá no riozinho de pedras do Caratuva não viu a entrada para a trilha do TAIPABUÇU... subiu direto para o Caratuva... dai o Beto e a Rubi seguiram pela trilha de baixo e eu subi atras dele pelo Caratuva. Foi cansativo mas divertido também, o visual para a crista estava SHOW e o Binder ainda não conhecia o Caratuva.

Tucum (só um pedacinho) e Camapuã
vistos de uma das janelas na encosta do Caratuva.

O popular "GETULINHO" visto de uma
das janelas na encosta do Caratuva.

Nosso destino intermediário (TAIPABUÇU) escondido entre nuvens e ao fundo o destino principal (FERRARIA)...

O livro cume do CARATUVA algum orelha-seca deixou  fora do plástico, entrou água na caixa e molhou... interessante que o PAROFES um dos novos seguidores aki do Blog Cemitério assinou a primeira página do caderno e só vi agora ampliando as imagens...

A crista coberta por vegetação
que liga o CARATUVA ao TAIPA.
 O PICO PARANÁ entre nuvens
visto da crista CARATUVA x TAIPA

O marco geodésico no cume do TAIPA

O livro cume do TAIPA. Alias a "caixa" está detonada, amarrada com fitas de mochila e quase sem espaço até para um caderno pequeno...

O Ferraria visto do Taipa. Agora o tempo ficou singular.. havia um "mar de nuvens" abaixo, na altura do Ferreiro, e dali pra cima tudo limpo... imaginamos que ficaria assim e SIMBORA enfrentar o que eu chamo de "VALE DE LÁGRIMAS", aquele bambuzal chato na descida das encostas do TAIPA rumo ao Ferraria...

O PP visto do TAIPA. Alias os melhores visuais
que tive do PP foram ali do TAIPA, de frente, naqueles
dias de inverno com céu azul e sem nuvem...

Flores, frutas e vegetação de riquíssima mata atlântica.

O famoso formigueiro no cume do FERRARIA.

É legal visitar uma montanha que não é das mais frequentadas... o livro do cume por exemplo está lá desde 2004 e o nosso registro da primeira visita em 2008 ainda estava lá...

Pela imagem já dá pra perceber que ao chegar no cume do FERRARIA o tempo fechou... muito calor (parecia uma sauna) e zero visibilidade... Mesmo cansados saiu a foto com direito a bandeirinha e tudo...

Uma imagem da minha bota como ela já foi um dia... LINDA E LIMPA... e no cume do FERRARIA, suja e barrenta... Dai veio a segunda trapalhada do dia... ESQUECI A MEIA RESERVA pra trocar no cume e descer com os pés sequinhos... Fui salvo pela Rb que não quis trocar a dela e me emprestou uma seca e cheirosa...

Conseguimos escapar das formigas assassinas e almoçamos no cume do FERRARIA. Dai veio a terceira trapalhada do dia... o plano era encontrar um caminho até o FERREIRO e voltar pelas fazendas, sem precisar descer a face norte do Ferraria por dentro daquele riozinho seco (que provavelmente estaria bem molhado). Procuramos por 1h e necas... dai a opção seria encarar a face norte, mas a Rubi  trouxe a "VOZ DA RAZÃO" nos convenceu que o "melhor" seria voltar pelo vale das lágrimas... confesso que o impacto psicológico de enfrentar aquele bambuzal  de novo foi grande, mas foi o certo... e assim pela segunda vez saimos do cume do Ferraria sem visual e sem achar o caminho p/ o Ferreiro... agora virou birra e voltaremos com certeza... se não achar a trilha a gente abre uma com lança-chamas e agente laranja...

;-P

Na volta teve corrida e o trio de ferro foi ultrapassado várias vezes pela gosmenta criatura da foto... isso mesmo, nosso ritmo estava tipo lesmas... nos arrastando em dor e sofrimento... devagar e sempre... dai a quarta trapalhada do dia... na hora de descer aquelas pedras chatas quase no cume do Ferraria JOPZ derrubou 2 mochilas que desceram uma pirambeira de + ou - 15m rolando... a consequencia só descobriria mais tarde... uma lanterna de cabeça detonada e que faria muita falta...

Continuamos descendo e dai veio a quinta trapalhada do dia... com o ritmo muito lento o Binder decidiu descer correndo na frente pra ir tomando banho... até aí tudo OK ele sempre faz isso, mas ele não sabia o que nos aguardava... Escureceu antes do riozinho do Caratuva, hora de ligar as lanternas... só então descobri que a minha pifou quando derrubei as mochilas... a da Rubi só funcionou por 5 minutos e não tinha pilhas reserva pra trocar (sexta trapalhada), resultado... a gente desceu assim...

- Jopz na frente usando o cajado igual bengala de ceguinho...

- Rubi atrás do Jopz com a mão no meu ombro...

- Beto-Guardião-da-Luz no fim da fila iluminando o caminho para os três...

Se o Binder estivesse lá seria uma lanterna a mais e talvez a gente escapasse da chuva. Nem preciso falar que se o ritmo era lento agora a D. Lesma nos fez comer gosma... e daí veio a chuva e nos lavou até por dentro das zorêia. Cansados, moídos, detonados, no meio da escuridão e agora encharcados até a alma. O trecho final após a pedra do grito foi andando no meio de uma continua cascata de água, mas com imensa alegria pelo dia de imersão em uma floresta tão espetacular. A Rubi disse que não se divertiu e que não volta mais pro Ferraria, mas eu não acredito, ela  já disse isso sobre outras montanha e voltou... É SÓ DAR UM TEMPO PRA ESQUECER O SOFRIMENTO... SORRY BABY! No final debaixo da chuva eu confesso que também não me diverti +

Terminado o festival de trapalhadas encontramos o Binder de banho tomado, cheio de assaduras dormindo feito cadaver dentro do carro. De lá foi uma luta contra o sono até CWB. Eu e a Rubi chegamos em casa por volta de 1h.

P.S. algumas trapalhadas que só lembrei agora... o Beto esqueceu o celular no cume do TAIPA, mas a Rb achou... o Jopz perdeu uma maçã vermelha (faça bom proveito Sr. Duende)... o Binder esqueceu de levar din din e depois perdeu 2 papeis de NUTRY (o Jopz achou) e segundo a esposa contou no dia seguinte quando chegou em casa de madruga ele chegou quebrando umas garrafas de suco que estavam na área de serviço... CASSILDIS!

JOPZ - BASE1 BRASIL - DEZ 2010

Mildão disse…
cacete meu,, que doidera,, a tarde qdo caiu o mundo por aqui eu te liguei,,agora jah descobri,, o celu deve ter tomado um banho,,

cara que presepada para encerrar o ano,,

agora bixxxxxxxxxxo, agrada bem a "nega", essa ela ganhou o troféu,,

hahahahahahahah
JOPZ_B1B disse…
OPAZ, segundo eu já averiguei a chuvarada que começou aki por volta das 14h lá só caiu a noite... se a gente não tivesse se arrastado tanto e não tivesse a zica das lanternas provavelmente escaparia da chuvarada, MAS FOI BÃO PRA LAVAR A ALMA E FAZER UM DESCARREGO PRO NATAL. e SIPZ, a Rubi superou-se (ele foi na maior preguiça) e mesmo assim foi e voltou só com uns 2 ou 3 palavrões. Vou escrever pro Papai Noel trazer um presentão.

;-P

Fabrício Souza disse…
Pelo tipo do relato - os três já mereciam os parabéns, mas levar a muié - ai sim :D - Brava guerreira.

Parabéns e Feliz Natal para todos os aventureiros.
biciclenauta disse…
Que aventura! E que chuva!!!
JOPZ_B1B disse…
POIZÉ, nos começamos o ano quase afogados na trilha do conceição (PIOR CHUVA DE TODAS) e fechamos o ano com mais de 1h de aguaceiro nas idéias... ehhhhh laiah.... e SIPZ a D.Rubi foi guerreira, o mais podre era o JOPZ.

Leandro Tagliari disse…
Muito bom relato e aventura. O que vale dessas horas não divertidas de perrengue é que depois elas se tornam divertidas.. provavelmente quando voce estiver em casa lembrando das cagadas e rindo :-)

Feliz Natal!!!
daguvasco disse…
Show de bola o relato e as fotos e concordo com o pessoal: levar a patroa e ela sair numa boa, somente com alguns palavrões é presente caro na certa. rs
Mostrei a minha esposa e ela disse que a Rubi é maluquinha, pois ela não iria numa precepada dessa por nada rs
Boas festas
Aquele
JOPZ_B1B disse…
Perfeito Leandruxo, na hora é o fim do caroço, depois vira piada...

É isso aí, matou a charada Daguvasco... eu ganhei com a cia. dela na trilha e o pessoal da AMERICAN EXPRESS vai ganhar também pois depois dessa tenho certeza que vai sair até fumaça do cartão.

;-(
Beto Janeczko disse…
Salve salve!
É isso aí, mais uma vez uma ótima pernada do Quarteto Fantástico, fechei em 11, será q dá tempo de fazer a 12ª caminhada do ano?
Agora q já passou o sofrimento, e já estou começando a esquecer o perrengue que foi a subida do Ferraria (ida) e a subida do Taipa (volta), já fico com vontade de colocar nosso nome na história do montanhismo paranaense e tentar duma vez fazer a crista Ferraria / Ferreiro. Já vou encomendar um galão de agente laranja, umas máscaras e um borrifador (- :
A Rubi nós sabemos q é guerreira, e em 2011 vai colocar finalmente os pés no Ciririca, q é mamão com açúcar, perto desta última empreitada.
Rubi... novamente valeu por encontrar meu celular viu!
É isso aí... q 2011 seja repleto de realizações, montanhísticas ou não.
É noix in the tape brou!
thiago syen disse…
Legal pra caramba o rolê!!!
E gostei do Ovomaltine no café!
Beto Janeczko disse…
Ah! Lembrei! O Bandoleiro do Binder deixou outros papés de nutri pela trilha, eu tb recolhí dois (- :
Abrax...
;-)

kamarada BINDER vai ser convocado para os proximos mutirões de limpeza da montanha...

Papael disse…
Grande Jopz! Uma verdadeira aventura. Parabens pelo relato curto e coeso... Um dia quero deixar de ser prolixo e escrever assim!
Abraços
Papael
Unknown disse…
Gente tô anciosa para conhecer este caminho do ferraria!!
2018 bora lá!
Novas histórias serao escritas aki!!