BIKES - RESERVATÓRIO DO CARVALHO, NASCENTES DO RIO IGUAÇU E TRILHA DA CHAMINÉ

Sabadão 8 de janeiro fiz o primeiro pedal em 2011. O destino inicialmente seria MANDIRITUBA (pedal do Leandruxo), mas 2 dias antes o pedal mudou para o Reservatório do Carvalho e Carvalhinho onde ficam as nascentes do Rio Iguaçu (pedal organizado pelo 1000DO). Foi um legitimo CICLOTURISMO. Não vou ficar de blá blá blá, p/ saber + sobre a história dos reservatórios siga este LINK. Tanto nas estradas quanto no parque as paisagens estavam SHOW, seguem fotos e comentários...

Saimos em 12 ali do Shopping Estação com um atraso de 2 minutos apenas. O Adilson não foi até o reservatório, então na foto da esq p/ dta os 11 que chegaram lá: FABRICIO, JOPZ, LEANDRO, DANIEL, THIAGO, MILDO, ZÉ, BETO, e agachados DUTRA, RAFAEL e LUQUETTA. Foto na nascente do Rio Iguaçu com a imagem de São Francisco de Assis abençoando a todos.

Beto e Jopz na BR 277.
Foto by JR DUTRA que bateu a chapa de costas e pedalando!

Festival de problemas mecânicos (raios soltos, freio a disco solto, corrente partida e principalmente pneus furados). Esse caco de plástico fez a primeira vitima, pegou o Beto ainda na 277. Depois foi o Mildo com 2 pneus e vários outros, terminando com o JOPZ com o pneu ESTOURADO. Foi tanto pneu detonado que o pedal poderia ser chamado assim... "ESSE PEDAL FOI A MAIOR FURADA"

As bonitas estradas com muito verde, haras e plantações espalhadas ao longo do Caminho Trentino. Siga o LINK para saber mais e ver opções de pousadas e restaurantes nessa região.

A represa PIRAQUARA 2, alegria dos pescadores que entopem os barrancos com suas tralhas de pesca e seus carros caindo aos pedaços antigos. Festival de chevettes, monzas e opalas.

A sede do IAP já dentro do parque.

Croqui das trilhas. Antes do pedal eu li uma matéria de jornal que informava 15km para a Trilha da Chaminé, mas está ERRADO, a distância correta é de 1.600m segundo o IAP e 1.500m segundo a Prefeitura de Piraquara

Resumindo:

TRILHA DA CHAMINÉ: 1.600m. Não pode fazer de bike (somente a pé), trilha com bastante vegetação, butucas, vimos alguns sapos "chifrudos" e leva até a barragem onde existe uma antiga chaminé com um figueira no cume.  A chaminé era de uma bomba a vapor que mandava água do reservatório do Carvalho para CWB. Vimos o trem que passa do outro lado da represa quase que totalmente oculto pela vegetação.

RESERVATÓRIO DO CARVALHO: 1.800m. Pode fazer de bike ou a pé (veículos não são permitidos). Não é trilha, é uma estradinha de chão. Leva até o reservatório com mais de 100 anos. É um "túnel do tempo", ótimo local para fotos. Bem preservado e com bonita vegetação ao redor.

NASCENTE DO IGUAÇU E  SANTUÁRIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS: fica próximo do reservatório do Carvalho (antes da ponte). Tem uma imagem do santo  que protege  uma das 92 nascentes do Rio Iguaçu. Natureza muito preservada, um ar fresco, umido e revigorante. Show de lugar. Fico triste em saber que apesar dessa natureza preservada e da pureza com que brota do solo, em poucos kilometros o rio Iguaçu se transforma no segundo rio mais poluído do Brasil. LAMENTÁVEL.

TRILHA DA CAIXA DO SALTO: acesso pela trilha do reservatório do carvalho  bem ao lado da casa amarela recentemente restaurada que antigamente era a CASA DO CLORO e futuramente será um museu. Tem aprox. 1.000m e não fomos conhecer porque tem muitas abelhas no local. Essa acaba sendo a trilha mais longa, pois tem que fazer uns 1.500m na primeira trilha e depois + 1.000m.

RESERVATÓRIO DO CARVALHINHO: acesso proibido para visitantes. O pessoal do IAP falou a distância mas esqueci. Atualmente somente pesquisadores ou pessoas com uma licença especial do IAP podem ir até lá. O 1000DO vai arrumar um biologo, pedir a licença, e nós vamos de ASPONE (carregador de livros, carregador de material de pesquisa, bla bla bla).

Imagens acima são do RESERVATÓRIO DO CARVALHO
incluindo o tanque menor que fica aprox. 50m do tanque maior.

Imagens acima são do SANTUÁRIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS e uma das 92 nascentes do Rio Iguaçu.

Antiga CASA DO CLORO, totalmente restaurada e que irá abrigar um museu.

Imagens acima são  da TRILHA DA CHAMINÉ que chega até as margens da  Represa Piraquara 1 (CAYUGUAVA). Apesar das flores a trilha tem muita butuca e vários formigueiros que atacaram meus tornozelos lá na beira d'água. A última foto no meio da trilha é de autoria do JR DUTRA.

BIZU: veja fotos da chaminé antes do alagamento da represa nesse LINK

Após 55km pedalados e umas 2h de caminhada chegamos na base do MORRO DO CANAL onde almoçamos. Show de pastel. E a cerveja bem gelada e amarga foi revigorante. 2 + corajosos (Zé e Rafael que tomam sopa com vodka) pediram uma CAIPIRINHA GIGANTE. E eu achando que o JOPZ era pinguço...

Na volta milagrosamente escapamos do diluvio que caiu na região. Passamos pelas estradas de chão com forte enxurrada, mas escapamos do banho de chuva. Começou então o festival dos pneus... o meu simplesmente EXPLODIU ali na 277 em frente a fábrica da COCA-COLA... arrumamos a câmara furada do Beto e o 1000DÃO REI DAS GAMBIARRAS improvisou abraçadeiras de plástico pra segurar o rasgo no pneu. Funcionou muito bem, rodei uns 5km mas dai a câmara não aguentou.  Decidi voltar empurrando, pois faltavam menos de 10km...o Beto me acompanhou, caminhamos uns 2km mas o taquinho do pedal de encaixe no asfalto é muito ruim pra caminhar então aquele diabinho dos desenhos animados cochicou no meu ouvido: "por que vc não para no bar, toma umas geladas e pede pra patroa vir te buscar". Eu fui fraco e não resisti. Chegamos em frente de um mercadinho (lá no prédio do cumpadre Binder) e decidimos parar, tomar geladas e pedir um RESGATE para a Rubi... eu voltei na charanga e o Beto seguiu pedalando.

AGRADECIMENTOS:

Primeiro ao pessoal do IAP e voluntários que nos receberam de forma muito atenciosa e com informações interessantes. OBRIGADO! Para agendar a sua visita ligue (41) 3673-3310 ou pelo e-mail: ceam-crma@sanepar.com.br. O horário de ingresso ao local é das 8h30 às 16h30

Segundo a cozinheira da biroska SUCOS E LANCHES DO CANAL, que apesar de ficar lá em PIRAQUARA, com certeza faz O MELHOR PASTEL DE CURITIBA!

e pra fechar agradeço aos 12 apóstolos cicloturistas e aventureiros desse pedal muito bonito e divertido. Houveram problemas mecânicos, mas com paciência, atenção, técnica, boa vontade e companheirismo todos foram superados.

VALEUZ KAMARADAS!

Os números do pedal:

90,0 km  - distancia percorrida (sendo 2km empurrando)
  47,1 km  - velocidade máxima (descidão de terra)
  16,6 km/h - velocidade média.
    4,5 km  - distancia aprox. percorrida a pé dentro do parque
                     com o tênis da bike (taquinho tirando faiscas das pedras)

TROCENTOS - problemas mecânicos com a turma toda... eu furei o pneu traseiro lá no canal (conserto com spray) e depois EXPLODIU na BR 277.

06:30h - Alvorada
07:32h - Saída do Shopping Estação
19:30h - Em casa
05:40h - Tempo girando os pedais

R$ 12,00 - Pasteis, Refri e Cerveja no CANAL LANCHES
R$   8,00 - 4 deliciosas ANTARTICAS SUB ZERO (esperando RESGATE)
R$ 55,00 - Lavagem da bike e troca do pneu e câmara na TAGBIKES
R$ ???? - Isotonico de abacaxi na farmácia (Beto pagou - THANKS MAN)

A musica que + ouvi no pedal: Os Replicantes com ANABELA.