NO ANO 11 SAIMOS EM 12 E CHEGAMOS EM 10 PELO CAMINHO COLONIAL DO ITUPAVA

Sabadão dia 12/02/11 fiz pela segunda vez o histórico CAMINHO DO ITUPAVA e dessa vez a Rubi conseguiu ir e kurtiu a trilha.  Itupava significa "rio encachoeirado" em tupi-guarani. Caminhada SHOW, turma legal, o + interessante é que saímos em 12 e chegamos em 10 e os dois que sumiram o "trem pegou"... Algumas fotos e já aviso que acrescentei algumas da trilha Itupava 2008 e outras do Pão de Loth 2010 para deixar + rico em informações.

Inicio da trilha no IAP em Quatro Barras. Tem que fazer o cadastro e anote esse tel. para casos de emergência: IAP (041) 3554 1531. Quem organizou e convidou a turma toda foi o Beto. Parabéns pela iniciativa, organizar passeios as vezes é simplesmente um saco, porre uma chatice. Convoquei 1 monte de gente, até coloquei aki no blog, mas nenhum dos kamaradinhas do JOPZ apareceu...

;-(




A primeira clareira na pedreira abandonada, lugar muito bonito. Dá vontade de sair escalando, mas imagino que seja proibido escalar ali, o pessoal técnico vai todo mundo direto pro Anhangava (MORADA DO DIABO) que fica acima da cachoeira....

 
Logo após a pedreira vem outra clareira que dá acesso a trilha da cachoeira. Sobe bastante seguindo uma antiga tubulação. A primeira foto é da parte de cima da cachoeira que visitamos quando descemos do Anhangava rumo ao Pão de Loth em 2010 (confira essa aventura aki) e a segunda foto é de sábadão, quando ficamos só na parte de baixo...

Depois passamos pela bifurcação maldita onde o Beto foi assaltado uns 10 anos atrás (bem no inicio da trilha para o PÃO DE LOTH) que aparece na primeira foto. A segunda imagem é a vista que se tem lá do alto do Pão de Loth, dá pra ver bem legal a CASA DO IPIRANGA bem no centro e a cachoeira da roda d'gua a direita. A esquerda também existem algumas construções, mas não sei identificar. E só pra esclarecer, a subida até o cume do Pão de Loth foi em 2010, nesse sabadão permanecemos  somente pelo Caminho do Itupava.

Depois de passar o Pão de Loth vem a grutinha. Infelizmente toda cheia de pichações. Essa que eu escolhi retrata a mãe do nobre pichador.

Uma das coisas mais legais é que boa parte do calçamento original ainda está lá (os primeiros trechos foram instalados em 1720). Liso, traiçoeiro e escorregadio. Mesmo com uma boa bota e bastão de caminhada, ESCORREGAR É GARANTIDO.
  


Casa em 1995 - Foto acima by EDISON ROCHA

Foto by Otávio Luiz da AMC 

foto do ALTA MONTANHA.

Casa Ipiranga em 1935 - acervo RFFSA  
Confira mais imagens nesse link

O caminho foi  restaurado e onde antes era preciso atravessar com a água na cintura (segundo relatos de aventureira Cessi), agora existem bonitas pontes de madeira. O maior destaque da descida fica por conta das RUÍNAS DA CASA DO IPIRANGA. O + triste é descobrir que até poucos anos, não eram ruínas... construída em 1885 estava OK por + de 100 anos até 1995 quando ficou abandonada e foi absurdamente depredada. E pra mostrar isso pesquei uma imagem impressionante da CASA DO IPIRANGA como era e como está. Existem planos pra sua restauração (confira aki), mas sinceramente não boto fé que aconteça.


 

Foi ali na cachoeira e roda d'agua atrás da Casa do Ipiranga que paramos para um refrescante banho de rio, almoço e descanso. 3 tipos de paçoquinha para sobremesa. Show de lugar. 



Na imagem acima a santa depredada. Na imagem anterior, a santa intacta em 2008. Cadê a paz, harmonia e respeito entre as religiões? Já não basta os Palestinos e Israelenses agora a intolerância religiosa vai desembarcar por aki? Não precisa todo mundo que passar por lá acender uma vela pra santa, mas também não precisa quebrar a imagem. E já que o assunto é religião, além de passar próximo ao ANHANGAVA (Morada do Diabo), passamos próximo ao PICO DO DIABO e daí a minha pergunta... Deus criou tantos lugares legais e bonitos, e dai os humanos vão lá e colocam nomes como se o Diabo fosse o dono. Quem explica?
A trilha é muito bonita, repleta de flores e pássaros. Após a casa do Ipiranga até o Santuário N. Sra. do Cadeado tem um trecho com subidas um pouco mais fortes, umas 3 travessias de rio (agora sem ponte) e a entrada para o reservatório Véu de Noiva (essa parte ficou para uma próxima caminhada). A estreiante Arlete começou a sentir caibras, caiu algumas vezes e o ritmo diminuiu muito. Ela tem um super ANJO-DA-GUARDA e quando estavamos descendo as escadinhas finais para chegar no cadeado o trem estava parando pra recolher alguns sacos de lixo. Conversamos com o pessoal do trem e aceitaram recolher a aventureira baleada. A amiga Fabiola foi junto para dar apoio e assim nosso grupo ficou com apenas 10.... O artista Alfredo Andersen gostava de pintar paisagens a partir desse ponto... saiba + sobre o santuário nesse link
Ponte sobre o Rio São João, quase no final da trilha...


A trilha termina da estradinha Porto de Cima X Estação Eng. Lange. Nas duas  últimas imagens acima aparece o BAR DO PEDRO. Em 2008  paramos pra tomar uma gelada. Era simples, mas resolvia... em 2011 só encontramos ruínas e a cerveja gelada ficou 3km + distante...



O último trecho de 6km até PORTO DE CIMA foi apenas cansativo...  parece que não acabava nunca... passamos por pousadas muito legais e convidativas. A garota Tati andou muito e mostrou que não tinha medo de molhar o pisante. A Cessi mostrou que o joelho não está 10, mas está 9,5.  Alguns foram direto para a POUSADA E RESTAURANTE D.SIROBA (eu por exemplo), onde fomos bem atendidos e trocamos a roupa suja por outra limpa e cheirosa. O ritmo final foi mais puxado, na maior pressa pra tomar uma caipirinha com a cachaça de Morretes... outros ficaram pela estradinha para um tchibum no rio Nhundiaquara. Depois os 10 que terminaram a trilha reunidos para detonar alguns aperitivos e pegar a van de volta pra CWB... agradeço a todos pela compania e diversão. VALEUZ!

OS NÚMEROS DA AVENTURA

    Saida - Shopping Curitiba 7:30h
     Inicio - IAP 4 BARRAS - 8:30h
     500m - Clareira da pedreira - 8:40h
  1.000m - Clareira da cachoeira - 8:50h
  3.400m - Trilha p/ Pão de Loth (direita) - 09:40h
  3.800m - Gruta (ponto de água) - 09:50h
      ??m - Primeira ponte - 10:34h
  6.800m - Casa do Ipiranga - Rio - Cachoeira - Roda d'agua 11:15h
      ??m - 1a. 2a. e 3a. travessia de rio sem pontes. Na segunda tem cachoeira.
                 após a 3a. tem um ponto facil de se perder, parece que a trilha sobe,
                 mas na verdade continua seguindo a água. 
      ??m - entrada para o reserv. Véu de Noiva a esq. Marcação fraca na pedra. 15:08h
11.200m - Santuário do Cadeado 16:30h
12.200m - Ponte Rio S. João - 17:18h
      ??m - Ponte Rio Taquaral - 17:51h
13.300m - Final do caminho estrada Porto de Cima X Eng. Lange 17:57h
15.300m - IAP MARUMBI - 18:30h
20.000m - Porto de Cima - D.Siroba - 19:47h
Chegada - Shopping Curitiba - 22:40h

R$ 99,50 - 2X Van 60.00, cervejas 7.50, batatinha, cerveja e suco 26.00, estacionamento CWB 6.00
         ?? - Caipirinha as meninas pagaram.. THANKS!



JOPZ - B1B - FEV - 2011

Comentários

Bruno Teixeira disse…
NOSSA MUITO LEGAL!!! ADORO ESTES POSTS QUE VC FAZ, E SÓ ME DEIXA NA VONTADE DE PARTICIPAR DE UMA TURMA DE AMIGOS ASSIM COMO VCS...

Abrçs.
Bruno JP Teixeira - O Portuga
http://brunojpteixeira.blogspot.com/
Beto Janeczko disse…
PQP roubaram a Ceci!
Cara... show de pernada, tomara que seja indícios de uma excelente temporada de montanha.
Ainda nem fiz meu relato... pregui...
A Arlete disse q apesar das dores, curtiu a trilha, que topa outra portanto q seja mais leve.
Abrax...
Mildão disse…
muito massa camarada Jopz,, não esqueça do Mirrrdão para as Montanhas :D
We love LUNA disse…
Wow que DELICIA de AVENTURA!Esse post tá super legal, amamos as fotos e a narrativa!
Agora pergunto, como que a minha amadinha Rb não soa, nem descabela, nem nada, andando debaixo do sol quente e tudo o mais, escalando ,passando por perigosas pontes...enfim.A mulher continua sempre lindissima, IMPECÁVEL...e sorridente!
Bravo! :)
Rb disse…
Aahahaha, Luninha, vc é uma querida!!!
Mas, infelizmente as imagens não condizem com a verdade, nem queira saber o odor que eu estava no final da trilha, para vc ter uma ideia a roupa estava colada no corpo, não queria sair, ai... Quanto ao cabelo, o negócio é o seguinte: lenço!!! Não tem outro jeito para mim, senão fico igualzinha a uma bruxa.
As fotos foram generosas não mostraram a cor de minha cútis, vermelho pimentão, logo depois de 15 min de trilha e um solzinho. Agora, o sorriso foi verdadeiro! Adorei a trilha e estava curtindo muito, bem diferente da última que fizemos em 2010, a subida do Ferraria, na qual xinguei muiiiiito!
No final tudo vira história, mas que a gente sofre um bocadinho, sofre sim.
Bjão
Leandro Tagliari disse…
Eita mundinho pequeno hein, o Eduardo trabalhava comigo na Unilivre (outro setor). Super gente boa, volte e meia conversávamos sobre montanhas e trilhas :-)
JOPZ_B1B disse…
PORTUGA... pedalar e caminhar só precisa arrumar a turma certa e começar...

BETO, valeuz a cia. e organização do passeio. Agora percebi que ESQUECEMOS DE COMBINAR O PRÓXIMO! Que talz um SALTO DOS MACADOS pra aproveitar o calor?

1000DO será devidamente intimado e convocado. NO STRESS MAN!

LUNA KATZ.... SEM COMENTÁRIO... (até pq a Rb já respondeu)

LEANDRUXO... gente boa seu colega Eduardo e conhece muito bem o caminho... Faltou vc e a Angela... foram lembrados e citados em vários momentos.

JOPZ
Otávio disse…
Fala Jopz, a segunda foto da Casa do Ipiranga (a sem créditos) é minha. A mesma que eu iria te mandar... foi +/- ano 2001.
Ela tinha sido recém reformada (pela RFFSA), mas já estava pichada. Depois a ALL assumiu e a casa sumiu!!!
Parabéns, bela pernada. A Itupava é uma das trilhas mais legais da nossa serra do mar.

Otávio Luiz (AMC)
Beto Janeczko disse…
Jops, sugestão anotada, ótima por sinal.
Outra sugestão que mandei no seu e-mail, é uma pernada pras bandas da Trilha da Conceição, ir direto pra Bairro Alto, deixar o carro lá na chácara e subir procurar a Janela da Conceição, aproveirar pra tomar um banho no Rio Cotia, ou uma pernada até a Lage do Saci, tomar um banho de cachoeira, q tal?
E não se esqueça, invernão 2011, Marumba!!!
Amanhã pela manhã atualizo o Blog.
Abrax...
JOPZ_B1B disse…
Sou parceiro até a LAJE.
Muito show aquela cachoeira.

JOPZ
JOPZ_B1B disse…
OTAVIO: valeuz pela informações e já creditei a foto... pena que não vi a casa ainda nesse estado quase intacta, só conheci as RUINAS.

BETO já mandei planos para essa pernada no seu email... vou intimar dois amigos jipeiros para ir até a ponte... mais susse...
Fabio Binder disse…
Show de bola, muito bonita essa trilha, pena que não deu para ir. Quem sabe na próxima...
JOPZ_B1B disse…
OPAZ, quem sabe fazemos +1X durante o inverno.
A rubi adorou a trilha, então é garantido que vamos dinovo.

JOPZ
Anônimo disse…
Ai pessoal, muito bacanas essas suas viagens. Tomei a liberdade de linkar seu blog no forum de modelismo que participo.Se quiserem dar uma olhada, vai ai o link:

http://www.panzermodel.com/Forum/index.php?topic=33880.msg192637#new

Grande abraço,franneto
JOPZ_B1B disse…
OPAZ, obrigado Franneto!

JOPZ

Postagens mais visitadas