BIKE - RECANTO DOS PAPAGAIOS E CACHOEIRA DO PANELÃO

Sabadão dia 26 de março 2011 (DIA DA HORA DO PLANETA) amanheceu com sol entre nuvens... abaixo uma imagem da minha janela as 6:30 da matina... esse foi dia de tirar  pó dos joelhos e pedalar um kadim. Saimos em 2 times de CWB.... TIO JOPZ e BETO FERRUGEM que estão ali nos 40 (ou quase) sairam de charanga e fizeram pedal só na parte divertida... LEANDRO (CICLOTURISTA URBANO) e DANIEL (DAGUVASCO) mostraram o poder da juventude e sairam no pedal de  CWB e ainda esticaram até PONTA GROSSA (puta-vontade-de-pedalar-ALOKOS)!

Deixamos a charanga  no posto MARIENTAL V - RESTAURANTE ITAQUI bem no viaduto do ITAQUI (na pista da 277 que retorna para Curitiba). Bom local,  faz um lanche decente e a moça ainda liberou pra gente deixar a charanga no patio sem stress. Escolhi esse posto pq na volta assim que terminamos de descer a serra a charanga estava lá esperando e também banheiro limpo, água gelada, refri, gatorade, pastel, sandubas... (optamos não almoçar, então virou + 1 PEDAL DE DESENGORDA DO JOPZ). Eu sei que o sanduba é bom pq já almocei ali outras vezes.

O tempo colaborou e permaneceu nublado até o alto da serra e depois abriu um solzinho. Isso ajudou bastante e após 10km de subida encontramos os kamaradas LEANDRUXO e DANIEL no cafézinho do pedágio. Abastecemos com água gelada e simbora pedalar. Os seguidores do blog B1B são V.I.Ps. e ganharam PAÇOQUINHA. Leandro fez a primeira  sugestão para mudar o percuso e decidimos passar por dentro de SÃO LUIZ DO PURUNA (que é distrito de Balsa Nova) e pegar aquela divertida descida pelos paralelepipedos. Depois quando saimos de novo na rodovia para PALMEIRA ele fez a segunda sugestão de mudança... entrar no RECANTO DOS PAPAGAIOS (também é Balsa Nova). Eu acho o lugar  bonito, mas muito povão (nada contra ser povão, só que eu não kurto farofa nem musica brega no último volume), porém o Beto ainda não conhecia o lugar "CRÁSSICO"  e decidimos entrar...

RECANTO DOS PAPAGAIOS (RECANTO MONTEIRO TOURINHO):

Construído e inaugurado em 1969, está instalado em uma área de aproximadamente 15.000 m², às margens da Rodovia BR 277, na divisa entre os municípios de Palmeira e Balsa Nova. Possui área arborizada e gramada, com churrasqueiras, quiosques, bar, vestiários e sanitários. Conta ainda com play-ground e piscina natural, represada pelas águas do rio dos Papagaios, sendo que o local, é adequado para banhos. Como chegar: Vindo de Curitiba pela BR 277, assim que passar pelo posto da Polícia Rodoviária, entre à sua direita, seguindo as placas sentido Palmeira e Iraty (BR 277). Vc cruzará por cima de um viaduto. Logo em frente, você passará pelo Posto Spréa. Siga em frente por 2 Kilômetros.(fonte WIKIMAPIA)

Esse continua sendo o único papagaio que vi por lá...

A antiga ponte de pedra foi construída em 1880, por imigrantes alemães, quando da visita do Imperador D. Pedro II ao Paraná. A obra foi tombada pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná,  sendo considerada um monumento da engenharia nacional. (fonte Turismo Paraná).

Lá no recanto o Leandro veio com a terceira sugestão de mudar o percurso... ao invés de voltar pela BR, ir por uma trilha passando por debaixo da BR e margeando o rio dos Papagaios para conhecer a cachoeira do rio Lajeado...SIMBORA ENTÃO! As imagens acima são do RIO DOS PAPAGAIOS prox. ao recanto.

OOOOPZ, olha só que imitação do BONJOUR LUXEMBOURG... Um pinheiro refletido na água dentro de um panelão lá no Rio dos Papagaios.

Leandruxo atravessando o rio... olha só alguns panelões dentro d'água a direita dele. Nesse ponto foi possível atravessar pedalando.

Foi um trecho dificil, mas muito divertido. Seguimos por algumas trilhas de vaca e subindo alguns barrancos. Visual muito show dos campos gerais.

Chegamos até a cachoeira do RIO LAJEADO. Lugar bonito, valeu amassar estrume e servir de comida para os mosquitos borrachudos.

O xabu chegou na hora de sair da cachoeira do Lajeado... o Leandro resolveu abrir uma trilha arrastando as bikes, subimos um monte entre mato alto, lama, pedras até finalmente sair no meio de uma roça SABE-DEUS-DO-QUE e de la encontrar a BR e o asfalto... Mesmo com essa parte dificil, o single-track e o visu da cachoeira compensaram a lombeira da subida. Depois vou acender uma vela preta para o Mestre Leandruxo desbravador do capoeirão.

CACHOEIRA DO PANELÃO:

Chegamos lá na portaria e custava 15 pilas por cabeça (provavelmente para não entrar muitos farofas e sujar o lugar com lixo). O Leandruxo achou caro e fez então a quarta sugestão de mudar o trajeto, cancelar o panelão e tocar direto para Witmarsun e Palmeira... PUTZ, agora não deu pra encarar, eu estava na expectativa de conhecer esse lugar já tem algumas semanas (não fui antes pq choveu) e como o local vai ser fechado no próximo mês de abril para virar um clube (só entra quem for associado) era AGORA OU NUNCA e assim separamos a turma... JOPZ e BETO ficaram para conhecer o lugar enquanto LEANDRO e DANIEL se mandaram para WITMARSUM e acabaram  seguindo até PG CITY (A PRINCESINHA DOS CAMPOS GERAIS, CIDADE NATAL DO JOPZ)... então pra quem não foi até o panelão taí as prometidas imagens..

O local é muito bem organizado. Junto ao rio tem uma estrutura com banheiros, escadinhas e uma fantástica TIROLEZA ida e volta que dá medo só de olhar.  Tem grades de segurança e cordas para auxiliar quem anda pelas pedras lisas. O lugar é super limpo, não tem lixo espalhado. Pelo site deles descobri que tem uma área de camping, mas não vi aonde fica e também não vimos + ninguém por lá... aliás só tinha eu e o Beto por ali no sabadão,  dava até pra tomar banho pelado, pois foi bem na hora em que e o sol apareceu (mas como eu não queria queimar o meu bumbum de bebê Johnson achei melhor ficar de roupa mesmo).

Alguns panelões vistos do alto... O lugar foi uma ótima surpresa. Primeiro que pra chegar lá são 2,5km de descida agradável, passando pela criação de animais bem cuidados (cavalos de raça, ovelhas e vacas). Deu pra ver as plantações de feijão naquele tom amarelo quase dourado esperando a colheita. E como recompensa uma água ótima para um TCHIBUM!

O que eu mais kurti no lugar é que o rio corre entre dois paredões de pedra, como se fosse um mini-canion, cheio de panelões para em seguida despencar em forma de cachoeira e formar um poção onde está a tiroleza. SHOW! Embora eu já tenha visto cachoeiras mais imponentes como a LAJE DO SACI ou mesmo  outras lá na parte baixa do parque Agulhas Negras, essa do panelão ganhou em singularidade, pois com esse paredão é única e tenho certeza que é um dos lugares mais bonitos que já fui aqui nos arredores de CWB. Pena mesmo não ter descoberto esse lugar antes, agora que vai virar clube vai ficar dificil visitar (lugar perfeito para um acampamento).

Olha só que água cristalina. 3 VIVAS para o RIO DOS PAPAGAIOS. Eu tomei 1 litro dessa água, mas achei melhor colocar um clorin. Olhando pelo GOOGLE dá pra ver que tem muita lavoura nas margens sem respeitar a faixa de mata ciliar (50m em cada margem), o que com certeza compromete a vida e a saúde do rio.  PRESERVAR É PRECISO!

Kamarada BETO "cozinhando a caveira" dentro de um panelão.
No poço maior onde está a tirolesa tem profundidades de até 12m.
WOWS!

Cada panelão é como se fosse uma banheira de hidromassagem da mãe-natureza. Puro RELAX. Só a buia da cachoeira pra "incomodar" os ouvidos.  XÔ CHUÁ!

Fiz todas as fotos com o celular e na parte de baixo da cachoeira fiquei sem bateria  OOOOPZ... vou roubar umas fotos do kamarada Beto depois... Mas o lugar é muito bonito e espero retornar um dia. Ficamos um tempão por lá e como o Beto ainda tinha um churrasco pra ir, decidimos encurtar 15km de pedal e abortamos WITMARSUM e tocamos direto serra abaixo. Esse retorno foi legal pq havia um acidente e por isso uma das pistas de descida da serra estava fechada para os carros, então descemos de bike com a faixa só pra nós... UEBAS!

Pedalito de cicloturismo com São Luiz do Purunã, Recanto dos Papagaios e Cachoeira do Panelão. Agradeço ao Daniel e Leandro pela compania, foram só uns 30km que rodamos juntos, mas com certeza divertidos e também sofridos. Até a próxima kamaradas!

OS NÚMEROS DO PEDAL

58,72km - distância total.
59,90km/h - velocidade máxima (descida da serra)
15,30km/h - velocidade média.

ZERO - problemas mecanicos durante o pedal. Chegando na B1B descobrimos que o Beto estava com o pneu dianteiro furado.

07:15h - Saida B1B
09:05h - Encontro c/ Leandro e Dagu no pedagio no alto da serra
16:00h - Em KZA
03:50h - Tempo girando os pedais

R$   5,00 - paçocas no Mariental-Itaqui
R$ 15,00 - entrada na fazenda Panelão
R$ 10,00 - gasolina da charanga (chutamos 20 pilas, Beto pagou 1/2)

Informações uteis:
0800 421010 Concessionária Caminhos do Paraná
0800 421500 Rodonorte.
Site oficial da CACHOEIRA DO PANELÃO.
OBS: a partir de abril 2011 só vai entrar no local quem for associado  :-(

PEDALAR, VIVER E VICE-VERSA
O RESTO É SÓ CONVERSA.

JOPZ - MARÇO 2011

daguvasco disse…
Caraca que lugar fantastico.
Mas achei bem caro por isso segui pra colonia.
Agora a juventude te agradeço mas meus cabelos brancos nao negam os 32 anos rs
Mas realmente o dia estava lindo e nao queria chegar cedo em casa, queria aproveitar o alvara do dia inteiro e foi bem aproveitado.
Cheguei em casa as 19h40m +/- podre de cansaço mais com um sorriso de orelha a orelha.
Obrigado pela companhia e até o proximo.
Se tudo der certo, que tal Lapa com o mestre marlon?
Nos falamos
aquele
Mildão disse…
opa, não conheço o panelão, vo pra lá

:D

agora a dupla indo de carro, dois fanfarrões, pede pra sair 01 e 02,, hahahahhahha
Poxa amigo e um prazer em ver que gostaram das minhas fotos. Sintam-se a vontade de visitar meu blog e adorei a aventura de vocês. Quando precisarem de alguma cobertura fotografica para algum evento ou passeio de voces pode contar comigo. abraços
JOPZ_B1B disse…
KAMARADA DAGUVASCO, o lugar é show... espero conseguir um esquema para entrar e visitar novamente enquanto ainda faz um pouco de calor para aproveitar o rio e usar a tirolesa.

KAMARADA MILDO o Tiozão Jopz tava com preguiça de pedalar na BR e o Betão tinha compromisso imperdível - churrascada (essa desculpa é ótima) e assim optamos por fazer um pedal cicloturismo light e foi tão bão que não vamos pedir para SAIR, vamos pedir REPETEKO!!!

Thiago pode deixar que eu aviso e quem sabe dá certo para vc tirar umas boas chapas das aventuras B1B.

jopz
Luiz disse…
Esse Leandro é pão duro hein! Voi vai ver o panelão pelas fotos. E a forma das piscinas fazem jus ao nome.
Leandro Tagliari disse…
Putz, to feio na fita. Um me chama de pão duro e outro vai acender uma vela preta hehehe

Valeu a companhia Jopz, pedal massa. Belas fotos!!!
Cezar and Léia disse…
O Brasil é muito especial!
Lindas fotos, que deliciosa aventura!Tem até foto com reflexos, perfeita!
ahhh e o papagaio é uma gracinha também!
Valeu!
Léia
JOPZ_B1B disse…
O LEANDRO É PÃO DURO? Imagina... o único detalhe é que o personagem JULIUS da série TODO MUNDO ODEIA O CHRIS foi inspirado nele! ;-) E quanto a vela, acnedi ontem em sua homenagem pela trilha dos barrancos... acho que era maizomenos meia noite entrou um saci preto pela janela e apagou a vela com um assoprada. Achei estranho e não sei o que isso significa, acho que vc vai ter muita SORTE.

PRINCESA LEIA, valeuz a inspiração dos REFLEXOS, quando vi a arvore refletida na água já lembrei das suas fotos...

;-)

JOPZ
Beto Janeczko disse…
É isso aí camaradas, valeu pelo pedal!
Acabei de fazer meu relato tb.
Agora... se eu tivese q ter feito como nosso amigos mais jovens e bem preparados, eu teria que ter solicitado resgate, pois o final do pedal o pescoço reclamava muito. Hj vou experimentar trocar o avanço pra ver se vai resolver, caso contrário, só de Lefty mesmo.
Olha, foi 15ão bem investido, e se rolar de ir pra lá novamente, tô dentro, dava ate pra organizar um encontro ciclístico por lá.
Abrax...
Beto Janeczko disse…
Ah, segundo o Oscar, aquelas formações rochosas são Gnaise (metamorfose de arenito), por isso a formação das panelas, rochas mais frágeis cuja metamorfose não se completou por inteiro.
biciclenauta disse…
Dae Jopz... lugar muito bacana, uma pena que vai ser um clube fechado. Aquela foto dos três na plantação de feijão parece até capa de disco.