LIVROS - TRAVESSIA PELA SERRA DO MAR


Terminei de ler TRAVESSIA PELA SERRA DO MAR e confesso que fiquei impressionado com a linguagem simples, crua e objetiva. Conta uma super aventura de 3 amigos:

REINALDO MELZER, OTILO SCHULT e RAUL ERVINO WEISER que faz a narração em primeira pessoa. 

Eles saíram da Praça Tiradentes em  Curitiba, foram de busão até SÃO JOSÉ DOS PINHAIS e depois CAMPO LARGO DA ROSEIRA onde começaram a andar serra abaixo com destino a GUARATUBA. Isso foi 70 anos atrás em julho de 1941 e demoraram quase 2 semanas para fazer o caminho que hoje em dia dá pra fazer até de bike em 1 ou 2 dias. O relato é simples e divertido. Faz lembrar as aventuras e comilanças de FRODO e seus companheiros no clássico Senhor dos Anéis. Remete ao Huckleberry Finn e me fez lembrar daquele filme sessão da tarde CONTA COMIGO (Stand by Me) onde um grupo de amigos parte em uma jornada para ver um homem morto... enfim... o livro tem apenas 60 páginas e é interessante porque mostra como eram as trilhas, a receptividade, a caça,  o companheirismo, a consciência ambiental, o medo da guerra nos confins de Guaratuba... leitura agradável, divertida que o JOPZ kurtiu e recomenda... 

Um trecho do livro...

"Como sempre, o princípio foi bem. Digo bem se comparando com o que veio depois. O picadão era infernal; o mato tão cerrado nos dois lados cobrianos, dando a idéia de um túnel. Havia chovido todo um dia e o barro amolecera de tal modo, que em parte afundávamos até os joelhos nas poças de lama. Avançamos lentamente. De nós três, eu estava em piores condições. Primeiramente com os pés machucados; meus sapatos não eram de cordão, e sim, de elásticos nos lados. A cada instante perdia o sapato na lama. Quando o tirava, tinha que despejar o barro de dentro. Com isso ficava um pouco de areia. Calçava novamente e me acontecia a mesma coisa"


As 3 pinturas são do Norueguês-Curitibano ALFREDO ANDERSEN

Comentários

daguvasco disse…
Na hora que recebi no reader o post e vi a data do livro pensei:
Putz vou ter que pedir emprestado esse livro, mas emprestar nem eu curto, o que faço?
Claro termino de ler o post, rs
Já guardei nos favoritos e ja tenho afazeres pro almoço.
Vou decidir entre lavar a magrela ou ler o livro, mas dopo te falo.
Valeu a dica.
Aquele
JOPZ_B1B disse…
Tá garoando, deixa pra lavar depois, a leitura é muito mais interessante...

;-)

JOPZ

Postagens mais visitadas