PEDRA BRANCA DO ARARAQUARA

Sabado dia 04 de junho 2011 foi dia de montanha. Jopz, Beto e Mildo partiram para conhecer a PEDRA BRANCA DO ARARAQUARA.  Algumas imagens da caminhada:

A PEDRA BRANCA DO ARARAQUARA é aquela montanha que todo mundo já viu descendo a serra em direção a SC... antes de Garuva fica do lado esquerdo e se destaca bastante, impossível não reparar, a imagem acima eu fiz com o celular de dentro da charanga. Faz anos que tinha vontade de conhecer mais, só agora deu certo graças ao apoio tecnológico do MILDO (leia-se GPS). 

 
Após a descida da serra é só fazer o retorno, entrar num acesso sem asfalto e atravessar o RIO SÃO JOÃO por uma base de concreto que foi feita sobre o leito de pedras. Para estacionar deixamos em frente a uma chácara na região do oleoduto que liga a refinaria da Petrobrás em Araucária (REPAR) até São Francisco do Sul - SC. Esse rio vai crescer muito, contornar as montanhas e desembocar lá no fundão da Baia de Guaratuba. Siga o link e confira um relato de CANOAGEM por esse rio...

 
Dia de céu azul e ar gelado. Araraquara em tupi guarani significa NINHO DE ARARA, mas confesso que não vimos nenhuma, porém encontramos 03 filhotes mestiços de pastor alemão que nos acompanharam pela trilha. O Mildo ficou assustado com a chegada dos cachorros, mas eram todos muito dóceis. Um desistiu no começo, mas os outros foram nos seguindo até o cume, então na real subimos em 5 criaturas.
 (foto acima by MILDO)

A primeira hora de caminhada lembra bastante a trilha da conceição, ou seja, é uma estrada abandonada com vegetação baixa e cercada de floresta. Vai subindo aos poucos e cruzando 3X  o que eu imagino ser o pequeno RIO BONITO. 

Depois pegamos uma trilha + fechada e a subida chega com tudo. Tem mais um ponto de água aprox. 1h antes do cume.  Mesmo com a mata sempre fechada é possível perceber que o caminho segue por uma crista bem definida.

No cume fizemos um rango caprichado, levei linguiçinha defumada com pimenta rosa e fritei até ficar torradinha. Comi com pão e queijo. Dividi com a galera. O Mildo levou chocolates Suflair e barrinhas pra todos e o Beto levou pão doce (chineque) que ficou no carro esperando nossa chegada e  estava "um mel".

Na foto acima o Morro da Onça em primeiro plano e Garuva-SC atrás. Infelizmente eu espera mais visual lá do cume, porém com muita vegetação só dá pra olhar o lado da BR e da serra do QUIRIRI, não tem vista para a baía de Guaratuba.

Essa imagem achei interessante, é a fábrica da MARCEGAGLIA que fica na BR 101 e também é vista lá do cume do MONTE CRISTA. 

Tai o trio começando a passar frio lá no cume principal, mas mesmo assim deu para ficar só de camiseta... no início uma e depois duas.

Essa vista para a Serra do Quiriri é muito show. Foi no mirante que fica aprox. 10min antes do cume principal e onde é a área de acampamento. Diz a lenda que havia um LAGUINHO no cume da PEDRA BRANCA, mas se existe não vimos. Tem um local que com chuva pode virar um belo BREJO isso sim.

Um dos cão-panheiros. Fizeram a trilha brincando e sem escorregar, já eu dei uma patinada feia e cai de boca no chão ALOKOS, ainda bem que foi só o susto.
 
Kurti bastante a trilha. Vai mudando, tem muita vegetação, está bem preservada (a última 1/2 hora é com mato na cara direto), pouco lixo, o que encontrei eu recolhi e está na imagem acima... principalmente embalagens de bebida, garrafas pet, latinha de cerveja... Valeu a caminhada para conhecer.

Confira relato do Beto Janeczko nesse link
Confira o relato do 1000DO nesse link
Fotos do Mildo nesse link
Track para GPS ou GOOGLE EARTH no site da RUMOS 
Track para GPS ou GOOGLE EARTH by MILDO no GPSIES
Carta Topográfica SG-22-X-D-V-3 do IBGE 

R$ 20,00 por cabeça para rachar  2,40 de pedagio e 57,60 de gasolina
R$ 15,00 de preju, perdi meu óculos E.P.I.
Aprox. 15km de trilha a pé + 140km de estrada e 20km pela city CWB na charanga.



JOPZ - JUNHO 2011

Comentários

Luiz disse…
Gostei da panelinha pra fritar linguiça. Vc poderia levar isso nos pedais. Ou melhor podemos pedir pro Mildo colocar na bike dele, pois o cara gosta de carregar peso.

Abraço
Mildão disse…
ouw Luiz, pançudao é foda, só pensa em rango.

Valeu Jopz, trilha shouw de bola, cume mais ou menos, e ainda bem que os doguinhos eram camaradas
:D
JOPZ_B1B disse…
SIPZ, o kamarada MILDO carrega até um butijão de gas de 13kg se for preciso...

JOPZ
Rb disse…
Eu não vou, mas aparecem outros companheiros para os acompanhar...tô achando que isso é um trabalho de telepatia...Ainda bem que os cãopanheiros são bem mais rápidos e menos chatinhos.
Rogerio Borato disse…
show de bola,fotos,relatos,comida,mais trilha,na cia de amigos,isso não tem preço. abraççosss
Beto Janeczko disse…
Só o q eu posso dizer... brodagem!!!


Rubi... por mais q tivéssemos cãopanhia, vc tinha q estár lá, a trilha é show, pena o cume com pouco visual. Eu disse q não voltaria lá, mas podem apagar o q eu disse, eu volto sim!

Abrax...
Beto Janeczko disse…
Ah... e os dogs... VSF, deu vontade de trazer um deles pra casa, me amarro em cachorro grande.
(-:
Anônimo disse…
legal,
é a proxima montanha na minha lista!
O inicio do tracklog é onde deixaram o carro?
abs
marcelo
JOPZ_B1B disse…
SIPZ MARCELO, o inicio do track é no ponto em que deixamos o carro, praticamente no portão de uma chácara que estava fechada (se tivesse gente por lá iamos conversar e pedir para deixar o carro dentro da chácara, mas mesmo assim o local é tão susse que não imagino nenhum problema de furtos).

JOPZ
Fatti a Roma disse…
Olá talvez não tenham visto um lago, eu nasci perto de onde vocês deixaram o carro e nunca ouvi falar sobre a existência de um.. O que ocorre quando chove é um véu branco no meio da montanha, muita água descendo, um espetáculo.

Gostaria de ver mais fotos... Pois nunca fui ao cume, sou uma caipira da cidade.

Postagens mais visitadas