TRAVESSIA BOLINHA X DILSON 2012

Sabadão 21/04/2012, feriado de TIRADENTES, aproveitamos para descobrir como é a trilha que faz a ligação entre a Fazenda Bolinha e a Fazenda Dilson ali na Serra do Ibitiraquire. Quem foi nessa  e quem perdeu o bonde da aventura...

OK Jopz da B1B e Miguel Trilheiro na EQUIPE BOLINHA
OK Mildo, Pedro e Yves na EQUIPE DILSON
XX Binder teve que ficar estudando/trabalhando no mestrado.
XX Rubi desertou devido a péssima previsão do tempo
XX Beto caiu fora pq pegou um SARAMORREUNOSPULMÃO.

A Rubi ia junto, arrumei a mochila dela e caprichei nos sandubas... queijo gorgonzola, funghi secchi e outras iguarias incluindo sandubas de PASTRAMI para MOA. Acabei devorando praticamente TODOS já que a Rubi acordou com cara de zumbi na madruga, olhou pela janela, disse que o dia estava "muito feio" e voltou dormir... falando em comida, o kamarada MIGUEL levou DEZ sandubas na mochila, quando vi não acreditei... e só no primeiro lanche ele matou 5 !

Nos encontramos para tomar um rápido café da manhã as 6h da matina ali no POSTO TULIO. Trocamos de carro, rádios ligados e testados no canal 5.10 pra combinar com a ficha, afinal ir pra montanha é quase sempre uma boa idéia.

Chegamos na Fazenda da Bolinha (uma famosa cadelinha que não mais existe), e não encontramos o Sr. Bento, mas tive uma ótima surpresa... em setembro 2009 quando fizemos um ataque ao CIRIRICA (link), encontramos uma baciada de gatos... agora um deles já é adulto e já produziu mais uma baciada de gatos que estão correndo por lá... A NATUREZA NÃO PERDE TEMPO!

Começamos a caminhar já eram 7:40h. Antes da bifurcação alcançamos um grupo com 10 pessoas que subiam rumo ao Tucum. Esse início de trilha também é um dos mais bonitos, com as árvores gigantes e as várias travessias do Rio Samambaia. Na foto acima Miguel fazendo pose na famosa BIFURCAÇÃO TUCUM x CIRIRICA.

A previsão era a pior possível, chuva o dia inteiro, com direito a ventos fortes e tempestades. Não pegamos chuva nem tempestade, só um tempo bem nublado, muitas nuvens que molhavam a vegetação que molhava a roupa e isso nos deixou praticamente ensopados. Visual muito limitado, na imagem acima o CIRIRICA visto das encostas do CAMAPUÃ.

Rapidão chegamos no cume do Camapuã, ainda com um pouco de visual para nosso principal destino do dia, o ITAPIROCA. Os rádios foram muito úteis, sempre mantendo contato e trocando informações entre o pessoal que saiu do Dilson e nós.

Na subida do TUCUM pegamos água na "grutinha". Pouca água fluindo e com gosto ruim de pedra e barro.

Miguel assinando o livro cume do TUCUM, o primeiro da travessia.

Quando estive no Cerro Verde pela primeira vez já tem quase 5 anos.. agora tem até uma corda pra ajudar na descida do paredão. Saindo da área de acampamento do TUCUM, pode-se descer mais pela esquerda e sair praticamente direto no platô de acesso ao Cerro Verde, ou pela direita e sair sentido LUAR. Fomos pela esquerda mas...

... visual ZERO nessa hora, baixou uma nuvem pesada... a gente se perdeu quase 30 min. dentro de um bambuzal no vale, e depois que achamos o caminho entramos nessa nuvem e passamos batido a bifurcação do Cerro Verde... quando percebemos o erro já estávamos longe e a opção foi terminar de subir o LUAR. Erro feio do Jopz, mas foi legal acrescentar o LUAR na travessia. No cume não encontramos a caixa (se é que existe, área de acampamento também não há, provavelmente o mato tomou conta). Eu sempre ouvi falar que existe uma pedra lá que parece com o Papaléguas do desenho animado... NÃO VI NADIKA, só nuvem mesmo.... De lá fizemos contato com a equipe Dilson que estava chegando ao Cerro Verde e começamos a descer.... enquanto eles pararam para almoço e descanso, a gente se mandou LUAR abaixo pra encontrar com eles um tanto abaixo do cume do Cerro Verde.

(chapa by YVES)

Nas duas fotos acima as equipes reunidas na encosta do Cerro Verde. Trocamos os carros no posto pela manhã e agora foi só trocar as chaves... quando chegamos no Dilson nossa charanga estava lá e quando eles chegaram no Bolinha idem...

O sol não apareceu, ficou o dia todo "ENTRE NUVENS"... mas nekas de chuva ou tempestade. O frio bateu no cume do Itapiroca, e nessa hora tivemos que parar e vestir camisetas secas e corta-vento... mas nada desconfortável... nem calorão nem friozão... MAIZOMENOS.

Após nossa parada com atraso no cume do Cerro Verde para um almoço, descemos para descobrir como era o vale até o vizinho ITAPIROCA. Uma trilha bonita e interessante, bem preserva, fechada, com direito a muitos espinhos, bambus, taquaras, bromélias e caraguatás furando, espetando e enroscando naqueles que se atreverem a passar por ali. Trilha com cara "das antigas", por onde circula muito pouca gente. Kurti bastante até o final da subida, quando chegaram as caratuvas de quase 2m de altura, molhadas e batendo o tempo todo na cara... esse já era o nosso 5o. cume do dia, eu estava cansado então o final da subida foi uma prova de paciência. O Mildo deixou várias marcações de fita que ajudaram bastante e assim não perdemos tempo procurando a trilha, foi só seguir em frente, pro alto e avante!

Acima os 03 cadernos da travessia: TUCUM, CERRO VERDE e ITAPIROCA. Luar e Getulio não tem caderno de cume. Após o Itapiroca o Miguel se largou montanha abaixo e só fui encontrar com ele na fazenda, botando a conversa em dia com o kamarada Dilson. Quase chegando na fazenda ainda encontrei os famosos escoteiros que se perderam alguns meses atrás sendo resgatados pelos bombeiros e viraram celebridades da montanha (link) tipo aqueles caras que esqueceram o farol do carro ligado no Dilson em 2011... kurti a travessia, o dia não foi o mais favorável com visual muito limitado, mas mesmo assim os longos trechos dentro da floresta me fizeram muito bem e quero repetir a travessia logo logo... quem vai junto?

Os números da travessia...

R$   5,00 - Entrada no Fzda. Bolinha
R$ 10,00 - Entrada na Fzda. Dilson
R$ 10,00 - Café no posto e chá no Dilson

10 paçocas consumidas.

03 perdas: As duas garrafinhas de água que levei. Uma era minha, outra da Rubi, dai o Miguel me emprestou a dele e perdi também. ALOKOS!

02:10h da Fzda. Bolinha até o cume do Tucum
02:20h do Tucum até o Luar (com uns 30min ou + perdidos no bambuzal)
01:20h do Luar até o Cerro Verde (com parada no vale para lanche rápido)
02:15h do Cerro Verde até o Itapiroca
02:20h do Itapiroca até o Dilson (escureceu no Laguinho abaixo do Getulio)

Relato do MILDO nesse LINK.

Somando outras paradas, eu fechei com 11:30h e o Miguel com 11h. A equipe DILSON foi bem mais rápida, e agora nos aguarda o ATAQUE AO CIRIRICA POR CIMA! QUE VENHA O FRIO!