ACAMPAMENTO TUCUM 2012

Sabadão o trio de ferro JOPZ-RUBI-BETO partiu para fazer o primeiro acampamento do ano, lá no TUCUM, que foi escolhido pq a ultima vez que arrastamos as cargueiras até lá já tem quase 4 anos, foi em 2008 quando subimos pra ver um eclipse (LINK)...
Tai a turminha limpa e cheirosa na fazenda da D. Marlene. A previsão do tempo era dia nublado, carregado, com direito a chuva e tempestade no domingo, mas carregado mesmo só encontramos o pé de limão que aparece ao fundo... ;-)

O Rio Samanbaia estava com bastante água.

Subida sem pressa, mas também sem molengar e poucas paradas, e nessa balada gastamos 3:30h até o cume.

O dia começou encoberto, mas foi limpando. Na hora do almoço neblina no céu e polenta cremosa com tomate seco e molho de tomate caseiro bem espesso no prato. De sobremesa goibada cascão com queijo minas. Mas a melhor sobremesa foi o céu azul que apareceu logo após o almoço "para nossa alegria"

Taí o kamarada Beto que andou fazendo promessa e largou a birita por 6 meses.
Já pensou se essa moda pega? UIAZ!

O Pico Paraná ao fundo ainda entre nuvens.

O livro cume foi deixado pelo pessoal da AMC, um caderno grosso onde encontramos relatos do MILDO, do JOSIMAR e muitos kamaradas que passaram por lá...

Rubi levou até um tijolão para leitura. Eu levei o bom e velho ROCK'N ROLL. Beto também levou sonzeira, mas ouvir MATANZA no café da manhã não combinou   ;-(

Caixa do livro cume do TUCUM em primeiro plano, nosso acampamento, barracas e ao fundo o Ciririca e uma das famosas placas pra testar quem tem olhos de águia...

Passamos a tarde kurtindo o ótimo visual incluindo a represa do Capivari que ficou assim, toda prateada...

O pôr-do-sol foi show, totalmente em tons de laranjado. Único e impossível de se repetir. Quem gosta dessa cor pode seguir esse LINK...

A noite fomos dormir cedo, acho que antes das 21h já estava todo mundo na toca. Noite estrelada, com destaque para o visual incrível de Curitiba toda iluminada em tons de mercúrio. Estava frio, mas a gente foi preparado e a noite foi confortável. A Rubi foi premiada e viu uma estrela cadente.

Eu ancorei a barraca com amarração extra esperando fortes ventos... mas nekas e pela manhã uma ótima surpresa... nada de tempestades, céu azul, ar gelado e até um balão que passou bem por cima do Tucum na hora do café da manhã.

Recebemos algumas visitas... primeiro foi o Sr. Camundongo que chegou na madruga, se escondeu na nossa sacola de comidas e foi embora correndo sem ao menos agradecer os nacos de chocolate que lambeu. Depois chegou o Sr. Grilo, muito mais amigável.  Quanto aos humanos foram poucos, ficamos surpresos com um casal carregando uma menininha de uns 4 anos em uma cargueira especial... QUE EMPENHO E QUE CORAGEM!

O plano original era fazer um ataque até o CAMACUÃ (1.550m) se o domingo tivesse visual. E como amanheceu muito limpo e azulado nos mandamos pra lá apesar das reclamações da Rb que só queria voltar pra casa. Do cume do Camapuã descemos em navegação apenas pelo visual, não encontramos trilha e fomos amassando capim. Já quase no Camacuã tem uma floresta bem fechada e não conseguimos fazer um vara-mato, então tivemos que deixar para outra oportunidade... ou voltamos com facão (o que não acho interessante), ou tentamos outro caminho, saindo da floresta pela trilha do Camapuã e tentando acessar pela curva de nível... de qualquer forma essa descida proporcionou muita diversão e um visual diferente, paredões que nunca havíamos visto... legal mesmo. Apesar de ser baixinho e apesar de nosso ataque não ter sido um sucesso, essa 1/2 pernada até o Camacuã foi o "ponto alto" da nossa caminhada pela serra. Eu chamo isso de "charme da primeira visita"... então voltaremos Camacuã...

CURIOSIDADE: uma cena que nos chamou atenção nas encostas do Camapuã foram os vários troncos de pinus cortados com moto-serra. Agora fui pesquisar e descobri que essas árvores foram cortadas em 2008 durante quatro "EXPEDIÇÕES DE EXTERMINIO" que derrubaram mais de 900 árvores. Agora em 2012 já vimos alguns pinus com mais de 2m de altura. Mais detalhes nesse LINK.

JOPZ - MAIO 2012

Baita passeio! Belíssimas paisagens e o melhor de tudo: estar no meio da natureza, com muitas flores e até a visita de alguns "amigos". Ah! E adorei as trancinhas!
JOPZ_B1B disse…
YEPZ, a troca de energia é muito boa, a gente sai de lá "recarregados" e com um ótimo astral... o corpo pode até estar cansado e dolorido, mas a sensação de bem-estar que aquele visual proporciona compensa em dobro, ao triplo...

Mildão disse…
Belas imagens capitão. Só pra atiçar as lumbrigas. :D
JOPZ_B1B disse…
Valeuz... o TRIO-DE-FERRO é pé quente, saimos com tempo nublado de Curitiba, previsão de tempestades no domingo, mesmo assim o céu abriu no camapuã, fechou, abriu de novo no Tucum e não fechou mais ehhhh laiah! Já está convocado para a empreitada até o CAMACUÃ, não tem trilha, é amassando capim e varando mato... tem que ir com manga comprida, luva, polaina e se possível até um chapéu de cangaceiro!

;-)

Unknown disse…
... essas são as fotos mais lindas que vi nos últimos 6 meses...
passeio magnífico...
Garota Delponte disse…
Lindas imagens, admiro a disposição de vcs e fico no aguardo da resenha do livro da Ruby :)

Garota urbana Delponte.
JOPZ_B1B disse…
Gimli, obrigado... as paisagens ali no IBITIRAQUIRE são dignas de uma jornada pela Terra Média... e as fotos são resultado do presente de aniversário que ganhei da Rb, uma nikon L120 que é uma máquina para uso amador, mas com um ótima lente e um poderoso zoom de até 24X... agora só falta aprender a usar e tirar o máximo da maquineta...

Garota Delponte a Rubi ganhou os primeiros livros da saga A TORRE NEGRA e se gostar vai ganhar os 7 livros... vamos ver se dá liga... também estou aguardando os comentários.

Rb disse…
Fim de semana show!!! A caminhada foi muito boa, quase não sofri (graças aos esforços desde outubro do ano passado, deixando a preguiça de lado) e o visual estava esplendoroso. Não há foto que capte a grandiosidade do que se vê, e no domingo amanheceu tão limpo que dava para ver quilômetros de serras em tons de azul.
Valeu Tucum, valeu companheiros que aguentaram minhas reclamações, mas que na verdade foram só palavras, pois o sentimento era de bem estar.
Até a próxima!
Unknown disse…
lugar 10, e show de imagens,parabens,saudades de uma pernada dessa.
Alex disse…
Bacana, JOPZ!
Eu tinha planejado um ataque ao Itapiroca com o pessoal do Design, mas com o tempo feio e uma desistência de motorista com o pé machucado, acabamos adiando. Mas que dias lindos, hein? Quem diria que teríamos uma virada assim.

E o Tucum tá na nossa rota pra empreitada do Ciririca por cima, hein? Será que sai este ano? =)

Abração,
Alex
JOPZ_B1B disse…
OPAZ, ataque por cima de repente até acontece no próximo feriado, só deixa eu ver se não tem alguma travessia ou outras opções pipocando...

SIPZ, a virada foi uma boa surpresa, saimos daqui com nuvens, chegou lá foi limpando limpando e as 15h de sabado já estava show...

Josimar disse…
Salve camarada, show de acampamento. Essa pedra poutrona é d+ tenho umas chapas ai. Quanto aos pinos dá ultima vez que estivemos na fazendo PP o Dilson falou que já está mexendo os pauzinhos pra em julho juntar a galera e fazer um exterminio....
Junior Costa disse…
Belo relato ! Realmente , o Tucum é um dos lugares especiais da Serra do Ibitiraquire . Excelentes fotos ! Nesse próximo feriado pretendo realizar a Travessia Camapuã- Tucum - Cerro verde e Ciririca . Abraço.
barangurte disse…
PQP que inveja máxima
quero acampar num lugar lindo desses <3
zumblorg
JOPZ_B1B disse…
Grande Josimar, a invasão pinus é poderosa, valeuz a adesão como seguidor, depois faço um post apropriado...

Jr. boa travessia. Amanheceu nublado, mas abriu um céu azul aqui em CWB, imagino que na serra foi a mesma coisa...

Barangurte pode ficar com inveja que não dá nada, JOPZ tá benzido e com galho de arruda dentro da zorba não vai dar xabu

;-)

JOPZ
Julis Dobis Bernarde disse…
Parabens Jopz,, Julis.
Unknown disse…
Cara estive aí,é alucinante o mar de nuvens pela manhã, o bambuzal no caminho é de ficar louco, pois minha mochila ficava enroscando,mas vale o sacrifício.O objetivo era o ciririca daí choveu muito e tivemos que abortar.Tomei um baita choque quando um raio caiu próximo,aí notei como sou pequeno em meio à imensidão.AH tem a árvore centenária gigante tb.
JOPZ_B1B disse…
Kamarada Brasil, taí uma trilha que sempre vale o esforço, valeuz a visita e comentário.