KAMARADAS

MUSEU SUBMARINO DE ARTE

Alguns anos atrás quando vi imagens desse lugar fiquei impressionado... jamais iria imaginar que um dia teria oportunidade para visitar pessoalmente... o MUSEU SUBMARINO ou UNDERWATER MUSEUM ou M.U.S.A. que fica em ISLA MUJERES na costa mexicana próximo a CANCUN. 

Um artista mexicano chamado Jason deCaires e outros artistas com apoio de empresários começaram o museu em 2009 e hoje já são mais de 600 imagens embaixo do mar do caribe em uma profundidade de 6 até 10m e em 4 regiões relativamente próximas.Também existem algumas esculturas em terra firme no centro de visitantes que fica em CANCUN na Plaza Kukulcan (area dos resorts)

Eu já mergulhei em naufrágios, corais, lagos de água cristalina e rios que pareciam um áquario... vi muita coisa legal e interessante, mas o M.U.S.A. é surpreendente... é criativo... é inusitado... um fusca embaixo da água? um gordo assistindo TV? uma mulher grávida? a cada descida até o fundo uma nova surpresa... uma mistura única de ARTE e NATUREZA. Vale lembrar que as estatuas são feitas com concreto e restos de construção de Cancun com ph neutro e servem de apoio para os corais que pouco a pouco vão tomar conta de tudo...

Essa foi a minha última aventura em 2014... fiz o mergulho no final da tarde do dia 31/12 e com certeza foi pra fechar com chave de ouro... como estava resfriado e a profundidade não era grande optei por fazer com SNORKEL (mergulho livre) e não me arrependi... mesmo com o traje de neoprene e sem lastro tava fácil chegar lá embaixo e ver bem de pertinho. Também é possível fazer a visita utilizando CILINDROS (mergulho autonomo) ou naqueles barcos com FUNDO DE VIDRO. 

As próximas fotos peguei no TUMBLR e outros sites... as ultimas são minhas como dá pra ver pela qualidade mixuruca... fiquei 1h na água e vi aproximadamente 400 esculturas incluindo a principal THE SILENT EVOLUCION que foi toda moldada a partir de pessoas reais. Então com certeza JOPZ kurtiu, recomenda e já quer voltar pra ver as outras...

















As fotos abaixo BY JOPZ com uma GOPRO4. 



















O último por-do-sol 2014 visto do barco.


PREÇO: como eu já estava em ISLA MUJERES e tinha meu próprio equipamento para mergulho paguei só a saída de barco... US 45.00 com a empresa SCUBA GARRIDO que fica ali no centrinho de ISLA MUJERES. Foi uma empresa que me atendeu com profissionalismo, simpatia e na volta ainda me deixaram direto no pier da Dolphin Explorer. Gracias Alvaro y sus companeros!

CONCLUSÃO: simplesmente IMPERDÍVEL. Se possível leve seu equipamento, vá no melhor horário de iluminação e reserve horas e horas para explorar o local com calma, pois na minha opinião esse é um dos lugares mais legais em Cancun e região e deveria ser uma das maravilhas do mundo moderno (talvez um dia até venha a ser)... 

LINKS UTEIS:

Site com muita informação: VISIT MEXICO


2 comentários:

JR disse...

Caramba, que legal isso aí! Nunca tinha ouvido falar. Eu levei o snorkel pra Bahia e também dei uma zapeada no mar no dia 31/12, mas a visibilidade tava bem ruim. No dia 02 fomos de barco até um recife que foi mais legal, ainda assim nada demais... Mas decidi que preciso comprar nadadeiras!

Jonatan Israel Quadros disse...

SIPZ, com nadadeiras vc pode ir muito mais rapdido e muito mais facil... o plano agora é voltar a mergulhar então tá convidado se quiser ir ali na prainha da sepultura em bombinhas...

JOPZ