103

"Em 24/06/2004 morreu em Zermatt, Suiça, aos 103 anos de idade, o Sr. Ulrich Inderbinen, o mais antigo guia de montanha do mundo. O Sr. Ulrich nasceu em 1900 em Zermatt, pequena vila de 750 habitantes aos pés do Matterhorn, montanha que ele escalou pela primeira vez aos 20 anos, com a irmã, que usava saia comprida até os pés e sapatos comuns, e um amigo. Sem lanternas (o lampião que levavam apagou com o vento) eles seguiram as marcas deixadas na rocha por outros escaladores.
A última vez que ele subiu o Matterhorn, levou 4 horas,curvado sob o peso das cordas. Tinha quase 90 anos.

Escalou o Matterhorn, levando clientes, por mais de 70 anos, num total de 370 vezes. Quando começou a guiar, andava mais de 4 horas toda manhã para conseguir clientes que desembarcavam do trem em Zermatt. Aos 82 anos entrou em uma competição de sky, com esquiadores do mesmo grupo de idade, mas mais jovens que ele, e venceu, não uma mas todas as vezes que disputou.

Aos 95 anos ganhou seu primeiro "piolet", que tratou logo de usar. Sua maior frustração foi quando a família o proibiu de ir à Africa escalar o Kilimandjaro, a montanha mais alta daquele continente; detalhe: ele tinha 92 anos de idade.

Ele nunca teve rádio, telefone ou mesmo bicicleta; cortava madeira para a própria lareira e construiu sua casa com as próprias mãos. Parou de escalar e de guiar aos 97 anos, quando constatou que havia levado mais 10 minutos do que o habitual para escalar o Brethorn (achou que estava ficando velho)

Quando perguntaram a George Mallory porque ele queria conquistar o Everest ele respondeu: "porque ele está lá". Quando perguntaram a Ulrich porque ele escalava o Matterhorn ele respondeu:
"porque eu estou aqui".

Morreu suavemente, no seu leito, aos 103 anos de idade".
Este sim, foi um verdadeiro montanhista e um exemplo para todos nós.

Comentários

Postagens mais visitadas