NEVER QUIT (Das Bugraschloss)

Tomara que a gente não desista de ser quem é por nada nem ninguém deste mundo.

Que a gente reconheça o poder do outro sem esquecer do nosso.

Que as mentiras alheias não confundam as nossas verdades,

mesmo que as mentiras e as verdades sejam impermanentes.

by ANA JACOMO.

MARÇO DE 2018. Recebi um convite muito especial do casal Aventura (TAG & ANGELA) para acompanhar um final de semana com rafting + tirolesa lá em IBIRAMA - SC. Dai como não basta ir de convidado tem que dar palpite, sugeri um ATAQUE AO CASTELO DO BUGRES que ficava praticamente no meio do caminho... e não é que eles toparam? e não é que foi legal pacas?

Eu já havia subido o CASTELO DO BUGRES em 2013 pela trilha de baixo para subir e pela trilha principal para descer (sem ir até a cachoeira), e agora completei o pacote, subimos e descemos pela trilha principal que eu chamo de TRILHA DO CONTÊINER e na volta paradinha para desfrutar da belíssima cachoeira (só faltou achar a entrada para o centro da terra - vide links)

O CASTELO DO BUGRES fica na serra do mar, mais especificamente na SERRA DONA FRANCISCA, e a trilha tem aprox. 8km (ida e volta), e para chegar ao cume que está no cota dos 998m tem que subir somente 350metros desde a saída lá no contêiner. Para fechar essa pernada demora 1:30 a 2:00h para subir (nos gastamos mais porque fomos parando e tirando fotos e conversando e descansando e bla bla bla)... e depois para descer vale o ditado... "pra baixo todo santo ajuda" e leva 1:00h ou 1:30h pra descer (nos gastamos mais porque paramos na cachoeira)...

Pelo caminho dá pra contar com pelo menos 3 pontos de água:

O primeiro logo na saída (5 min caminhada), onde termina o trecho mais largo da "estradinha" junto com a estação de monitoramento de água da CASAN.... Nem dá pra chamar de bifurcação.. é o ponto onde acaba o trecho largo e começa a TRILHA propriamente dita.  se pegar a esquerda vai para cachoeira (5 min de caminhada) e dá para pegar água, se pegar a direita sobe para o castelo...

O segundo ponto de água fica aprox. 15min apos a partida... tem uma ponte de troncos bem simples...

O terceiro e último ponto de água fica aprox. 60 min da partida... mais largo fica na junção de dois córregos... marca o INICIO DA SUBIDA MAIS FORTE. Ponto ideal para programar um lanche, um descanso, um reagrupamento de pessoal, abastecer os cantis e bora pro cume...

NEVER QUIT é o título dessa postagem. Isso surgiu porque o KELVIN apareceu com uma bermuda com NEVER QUIT (nunca desista) escrito na bunda... affffgggg... virou motivo de piadas... e merece uma menção a BERMUDA DE BOXEADOR do Leandruxo (TAG) que comprou uma bermuda 3 numeros maior que ele usa... ehhhhhhh

Mata atlântica bem preservada. Sem lixo na trilha e sem lixo no cume (parabéns montanhistas!!!). A trilha é feita toda por dentro da FLORESTA, só vai abrir quando chegar ao cume. Barro, lama e atoleiros de todos os tipos e para testar quaisquer botas. Chinelo, Papete, Sandália Franciscana ou Tênis não são o ideal para essa trilha. A minha MACBOOT antiga deu conta, só molhei a meia na volta lá na cachoeira quando fui lavar um pouco do barro, mas isso só porque a bota é muito velha e tem dois furos  no calcanhar de tanto usar...

Quer saber mais sobre o Das Bugraschloss ?
Alguns links interessantes.

Fui com a EQUIPE PÉ NA TRILHA, dessa vez composta por TAG, ANGELA, NETTO, KEMILLY, THIAGO, KELVIN e JOPZ. A belíssima criatura abaixo também estava na trilha, mas não faz parte da nossa turma e também NÃO É A MINHA SOGRINHA DO CORAÇÃO...  ;-)

Jararaca na trilha da cachoeira. Foto by KELVIN.

CONCLUSÃO: a trilha é CURTA, a inclinação é PEQUENA, tem SOMBRA abundante, tem TRÊS PONTOS DE ÁGUA, o maior  dificuldade que se pode encontrar nessa trilha são os muitos pontos com lama pelo caminho e uma CORDA fixa que está na pedra do cume. Nível iniciante, mas é muito BONITA, de uma natureza EXUBERANTE e não é porque a trilha é considerada FÁCIL que o desafio é pequeno... tem que sair da POLTRONA, tem que tirar os PÉS DAS PANTUFA, tem que sair da ZONA DE CONFORTO e meter o PÉ NA ESTRADA, PÉ NA TRILHA, PÉ NA LAMA e pensar sempre que não importa o caminho...