ANHANGAVA EM DOSE TRIPLA

SUBIDA 1 - 31 DE MAIO


Quinta feira, feriado de CORPUS CHRISTI, recebi convite do kamarada ELOIR para subir o ANHANGAVA lá na SERRA DA BAITACA em Quatro Barras/Borda do Campo. Achei uma boa pedida pois só tinha subido uma única vez quando fizemos o pacote duplo ANHANGAVA + PÃO DE LOTH com o kamarada Mildo (link). Como de costume disparei o convite para uns trocentos conhecidos e meu primo DILSON que estava se preparando para fazer o CAMINHO DO ITUPAVA topou na hora para testar calça, bota, mochilha etc etc etc e de quebra ainda levou mais uma galerinha legal. Então ficou assim a primeira subida em 10 pessoas...

1 e 2 - ELOIR WEBER com o filho MARCO
3 e 4 - PRIMO DILSON E MICHELI
5 e 6 - IVY E MADHU (amigo do RAMADI)
7 e 8 - ÁGHATA E JEAN
9 e 10 - JOPZ E FELIPE PIVA (afilhado)


Como era feriado e o dia estava bonito (céu azul) a montanha estava cheia. Segundo IAP haviam 900 pessoas na trilha. Subimos em ritmo light parando nos mirantes para fotos e chegamos ao cume com aprox. 1h e 50min.

QUESTIONAMENTO: Acho interessante que para a missa no SAMAMBAIA tem que pegar senha e só podem subir 350 pessoas para não degradar o meio ambiente, mas daí no ANHANGAVA deixam subir NOVECENTAS PESSOAS??? PODE ISSO ARNALDO??? 

O visual nesse dia estava ÓTIMO, dava pra ver a Serra do Ibitiraquire (PICO PARANA, CIRIRICA, TUCUM, AGUDOS E CIA.), dava pra ver o PÃO DE LOTH e também a serra da FARINHA SECA (MORRO DO 7, MÃE CATIRA, ETC) e pra fechar também tinha visu para o CONJUNTO MARUMBI até o MORRO DO CANAL. TOPIZ!!!

A piazada FELIPE e MARCO com certeza se divertiram. Parabéns ao FELIPE por superar o medo nos paredões. E VIVAZ aos que subiram pela primeira vez uma montanha. HEY HO! PRO ALTO E AVANTE!


Algumas imagens dessa subida.












 


SUBIDA 2 - PRIMEIRO DE JUNHO


No dia seguinte, sexta-feira, acordei de madrugada para trabalhar. Só então descobri que havia perdido meu ANEL DE CAVEIRA FUMANDO CHARUTO que comprei em NEW ORLEANS e tem um OLHO DE RUBI. Foi um dos presentes que ganhei na nossa viagem de comemoração de 10 anos de casamento e tem alto valor SENTIMENTAL. Fui voando para GUARAPUAVA, voltei as 13h e as 14h já estava subindo novamente o ANHANGAVA para procurar a caveirinha. NECAS!!! Não encontrei.





SUBIDA 3 - 3/6/2018



Meu plano era subir no sábado novamente, mas amanheceu chovendo muito. Choveu o dia inteiro então só fui fazer a terceira subida no domingão dia 3. Conversei com pessoal do IAP e me autorizaram a colar um cartaz lá no trailler. Nesse dia havia uma garoa leve. Subi pelo SAMAMBAIA passando pelo estacionamento da BAITACÃO (acho que é Sr. Julio que cuida) e assim conheci um trecho diferente da trilha. Achei interessante. Mais estruturado, muitas escadinhas. Termina em uma área ampla onde é realizada a MISSA DO TRABALHADOR ou MISSA DA PAZ no DIA PRIMEIRO DE MAIO. Essa missa era feita no ANHANGAVA e mudou para o SAMAMBAIA em 2007. Do SAMANBAIA ao cume do ANHANGAVA é um pulinho, porém a trilha não é sinalizada e relativamente difícil de visualizar naquela condição de chuva e neblina. Perdi um tempinho procurando a trilha certa (tem muitas trilhas de perdido) e foi a parte divertida...

... a parte triste é que novamente não encontrei o anel, mas vou retornar com  mais frequência até porque a região é bonita, tem trilhas alternativas, dá pra fazer o ANHANGAVA, o SAMANBAIA, a CACHOEIRA e o PÃO DE LOTH numa pernada só. Fotos da terceira subida:








e pra fechar tái altimetria 
subindo pelo SAMANBAIA 
e descendo direto pela 
MORADA DO DIABO 
vulgo ANHANGAVA.






by JOPZ da BASE1 BRASIL
em julho 2018.



Comentários

Unknown disse…
Legal JOPZ! Esse dia Foi especial. Curtimos muito a aventura e o passeio. Só ficamos chateados com a história do anel. Mas algo me diz que ele voltará para o seu dono. O universo conspira ...! Obrigado pelo dia maravilhoso. Abs.

Postagens mais visitadas