DIY - BAINHA EM COURO PARA USAR COM MOCHILA CARGUEIRA - FACA HUNTER DA GUEPARDO


Então é isso, compartilhando mais um trabalho estilo DIY (FAÇA VOCÊ MESMO) aqui na oficina da BASE1. 

O PROBLEMA: Comprei uma faca pequena e forte para trabalhos de bushcraft. Escolhi a HUNTER da GUEPARDO. A faca é muito boa. A bainha em nylon que vem com a faca nem tanto. No primeiro uso (três dias na trilha) a bainha rasgou a alça de prender na cinta e a ponta da faca perfurou a ponta da bainha. Tudo isso porque a alça da MOCHILA CARGUEIRA ficava por cima da bainha empurrando e forçando pra baixo... DEU RUIM!!!

A SOLUÇÃO: Decidi fazer uma bainha em couro, com a alça de prender na cinta mais longa, assim a faca ficaria bem abaixo da mochila cargueira, sem pressão, fácil de pegar... 

Algumas fotos ilustrativas para mostrar o que eu fiz...


MATERIAL NECESSÁRIO: 

Couro tipo SOLETA. Paguei R$ 25,00 por 500g de couro. Sobrou a metade.

Prendedor metálico (clips) daquele modelo mais forte. 
Comprei na papelaria. 0,50 cada um. 

Linha de costura em nylon encerado. 
R$ 10,00 um rolo grande vai durar a vida toda...

Furadeira com broca pequena de 1mm.

Estilete.

Régua e lápis.

Agulha: não comprei. Usei um clips metálico que desdobrei e dobrei.


PRIMEIRO PASSO: foi colocar a faca em cima da peça de couro, desenhar o contorno com o lápis e cortar com o estilete. 



SEGUNDO PASSO: molhar o couro. Quando está seco fica rígido e não dá para dobrar e moldar. Depois que molha fica bem flexível... nesse ponto é só dobrar fazendo pressão com os dedos e prender com os clips metálicos para manter tudo no lugar. Dai só deixar secar (eu deixei de um dia para o outro) que o couro vai ficar firme e no formato da peça...


TERCEIRO PASSO, depois que o couro secou e ficou firme novamente, desenhei o contorno do cabo com o lápis e cortei com o estilete. Fiz a marcação dos pontos para costura e furei com a broca de 1mm na furadeira. 


Não utilizei agulha porque não tinha nenhuma apropriada. Peguei um clips de papel bem pequeno, abri e dobrei em forma de agulha cfe. imagem acima. Não foi a melhor opção, ficou difícil de passar nos furos, vou comprar um agulha de sapateiro pra facilitar nos próximos trabalhos.




QUARTO PASSO: foi costurar. Fiz uma costura bem básica, um ponto pra frente, um pra trás, e apertei bastante e parece que ficou forte. Tem muitos videos tutoriais de costura em couro no YOUTUBE.




QUINTO PASSO: foi cortar os excessos. Fiz com o estilete. Não tenho nenhuma ferramenta para fazer acabamento nas bordas. Ficou bem rústico mesmo.



SEXTO PASSO: apliquei ÓLEO DE AMÊNDOAS para amaciar e escurecer o couro. Quanto mais camadas aplicar e esperar secar mais escuro fica. Da pra colocar a peça no sol para escurecer mais. Tem gente que utiliza óleo lubrificante (TIPO ÓLEO SINGER) e dá o mesmo resultado. Eu usei o que tinha lá na oficina.









CONCLUSÃO: resolveu o meu problema, fiz acabamento com um cadarço velho e dai só prender a ponta da bainha na perna pra não ficar solta. Dá pra usar com a mochila cargueira e agora não atrapalha mais e ficou fácil de pegar. O que eu faria diferente? Compraria uma agulha de sapateiro pra facilitar a costura, usaria um couro soleta mais fino (3mm ao invés de 5mm) e usaria tinta preta pra fazer acabamento na peça. Essa foi a primeira, na próxima sei que vai ficar melhor. 

Comentários

Postagens mais visitadas