KAMARADAS

PEDRA FURADA - PARQUE NACIONAL SÃO JOAQUIM


"Um monte de pedras deixa de ser um monte de pedras no momento em que um único homem o contempla, nascendo dentro dele a imagem de uma catedral"
Saint Exupery



URUBICI é uma pequena cidade no interior de SC que fica aprox. 130km de LAGES e 550km de Curitiba. Apesar do tamanho, possui seus encantos e atrativos. É uma daquelas "cidades de montanha" que me fez lembrar de El Chalten (Argentina). Proxima ao Morro da Igreja, Serra do Corvo Branco e São Joaquim, é um destino muito procurado por praticantes de esportes de aventura, seja PARAGLIDER, CAVALGADAS, 4X4, CICLOTURISMO e MONTANHISMO... 


Essa foi minha segunda passagem por lá, dessa vez fiquei na POUSADA DAS FLORES (LINK), lugar agradável e charmoso onde uma familia me recebeu com muita simpatia apesar da minha falta de atenção de repente me colocar sentado no meio da cozinha da casa deles vendo TV e pensando que estava na pousada... 




Lá no topo do MORRO DA IGREJA (1.822m), mais conhecido como "ponto habitado mais alto da região sul", tem uma base da Aeronáutica e um mirante de onde dá pra ver a famosa e mística PEDRA FURADA... na primeira vez eu olhei e já fiquei com vontade de chegar lá... mas só depois de alguns anos é que deu certo e peguei um dia de ar frio e céu azul para fazer essa caminhada


A trilha é bem preservada, sem lixo, e logo no inicio vimos esse gavião gorducho no topo de um pinheiro. Apareceu também uma jacutinga e alguns sabiás da terra. Vi também dois pequenos roedores (mas não consegui identificar) e alguns andorinhões. Mas sinceramente o que mais apareceu pelos céus foram AVIÕES A JATO...


Diferente do que eu imaginei quando vi pela primeira vez, a trilha não vai direto até o fundo do vale e sobe para a Pedra Furada... na verdade contorna pela curva de nível todo complexo de instalações do Cindacta II, e só quando chega do outro lado é que desce para depois subir novamente. São aprox. 4h de caminhada light (ida e volta) dentro do Parque Nacional de São Joaquim. A trilha é controlada, só é permitido o acesso com guia e a multa pra quem for pego sem é bem salgada: R$2.000,00 por pessoa para cada dia de acesso não autorizado. 


 Tai a Pedra Furada vista de outro ângulo, depois da metade da caminhada...


Contratei o guia pela agência SERRA SUL ECOTURISMO, onde fui muito bem atendido. E o guia não poderia ser mais gabaritado, Claudio Clasen, que está na lista dos 5 melhores corredores de montanha do Brasil (Trail Runner). Esse tá bala pra acompanhar meus kamaradas que andam rápido tipo Elcio, Binder...




A trilha vai alternando trechos abertos (vegetação rasteira) e trechos de mata fechada, porém é uma vegetação do tipo mata nebular, com arvores de pequeno porte. E as paisagens pela trilha foram uma boa surpresa. Dava pra ver a Serra do Corvo Branco, a cidade de ORLEANS e os canions de onde nascem os rios Canoas e Rio do Bispo. 



Ainda falta desapropriar algumas fazendas da região para inserir na área do parque. Uma delas é a fazenda do Sr. João Sozinho (que apesar do nome é casado e tem seis filhos), porém o interessante é que o acesso dele é pela mesma trilha pela qual passamos, ou seja, quando resolve vendar umas vaquinhas, é pela trilha da Pedra Furada que ele leva o gado... com certeza vi muitas marcas da passagem do gado, inclusive pisei nelas e carimbei a butina... 


O arco da Pedra Furada visto de "dentro" e de "baixo"



 TUMI meu amuleto peruano fazendo pose lá na Pedra Furada



Encontramos outro grupo de aventureiros por lá... gente legal, gente jovem e animada que andaram mais de 4h para chegar pela trilha que vem do fundo do vale. " É NÓIS NO FURO" como gritou a simpática Daniela. 



A região também é cercada de LENDAS sobre OVNIS e sobre os JESUÍTAS, o que faz lembrar bastante do místico MONTE CRISTA que também é em SC. Lendas ou não uma coisa é certa... não achei nenhum tesouro e não vi nenhum alienígena.




Caminhada sussê, dia muito bonito e visual de tirar o folêgo. Esse é um lugar para retornar sempre, e quem sabe com um pouco de sorte encontrar todo coberto com neve. Jopz kurtiu e recomenda.

Links:


By Jopz- B1B - Agosto 2013

8 comentários:

Rb disse...

Mais um lugar p vc me levar!!! De preferencia qdo tiver caindo neve.

Mauricio Penha disse...

Essa região é muito bacana. E você acabou fazendo algo que eu sempre quis, ou seja agora o futuro ficou por minha conta, como sempre! Muito boas fotos.

JR disse...

Caramba, as fotos estão cada vez mais profissas! Belas imagens do "furo"! hehe

Jonatan Israel Quadros disse...

Grande Jota, a primeira vez que estivemos lá, seu pai, sua mãe e a lendária JUJU MAD DOG estavam presentes... frio pacas...

JOPZ

Mildão disse...

Epetacular

Getulio (gvogetta) disse...

Show! Essa realmente vale muito a pena. Trilha boa, com ótimos visuais. Parabéns!

carneiro disse...

Se eu fosse brasileiro, a viver nesse Brasil, a última coisa que faria era vir perder tempo para a Europa.

Que sorte a sua, companheiro!

Jonatan Israel Quadros disse...

Grande Carneiro! legal ver sua visita registrada por aqui... agradeço os elogios, mas com certeza por ai também tem muita coisa legal... valeuz

JOPZ