PEDRA FURADA - PARQUE NACIONAL SÃO JOAQUIM

"Um monte de pedras deixa de ser um monte de pedras no momento em que um único homem o contempla, nascendo dentro dele a imagem de uma catedral"
Saint Exupery

URUBICI é uma pequena cidade no interior de SC que fica aprox. 130km de LAGES e 550km de Curitiba. Apesar do tamanho, possui seus encantos e atrativos. É uma daquelas "cidades de montanha" que me fez lembrar de El Chalten (Argentina). Proxima ao Morro da Igreja, Serra do Corvo Branco e São Joaquim, é um destino muito procurado por praticantes de esportes de aventura, seja PARAGLIDER, CAVALGADAS, 4X4, CICLOTURISMO e MONTANHISMO...

Essa foi minha segunda passagem por lá, dessa vez fiquei na POUSADA DAS FLORES (LINK), lugar agradável e charmoso onde uma familia me recebeu com muita simpatia apesar da minha falta de atenção de repente me colocar sentado no meio da cozinha da casa deles vendo TV e pensando que estava na pousada...

Lá no topo do MORRO DA IGREJA (1.822m), mais conhecido como "ponto habitado mais alto da região sul", tem uma base da Aeronáutica e um mirante de onde dá pra ver a famosa e mística PEDRA FURADA... na primeira vez eu olhei e já fiquei com vontade de chegar lá... mas só depois de alguns anos é que deu certo e peguei um dia de ar frio e céu azul para fazer essa caminhada

A trilha é bem preservada, sem lixo, e logo no inicio vimos esse gavião gorducho no topo de um pinheiro. Apareceu também uma jacutinga e alguns sabiás da terra. Vi também dois pequenos roedores (mas não consegui identificar) e alguns andorinhões. Mas sinceramente o que mais apareceu pelos céus foram AVIÕES A JATO...

Diferente do que eu imaginei quando vi pela primeira vez, a trilha não vai direto até o fundo do vale e sobe para a Pedra Furada... na verdade contorna pela curva de nível todo complexo de instalações do Cindacta II, e só quando chega do outro lado é que desce para depois subir novamente. São aprox. 4h de caminhada light (ida e volta) dentro do Parque Nacional de São Joaquim. A trilha é controlada, só é permitido o acesso com guia e a multa pra quem for pego sem é bem salgada: R$2.000,00 por pessoa para cada dia de acesso não autorizado.

Tai a Pedra Furada vista de outro ângulo, depois da metade da caminhada...

Contratei o guia pela agência SERRA SUL ECOTURISMO, onde fui muito bem atendido. E o guia não poderia ser mais gabaritado, Claudio Clasen, que está na lista dos 5 melhores corredores de montanha do Brasil (Trail Runner). Esse tá bala pra acompanhar meus kamaradas que andam rápido tipo Elcio, Binder...

A trilha vai alternando trechos abertos (vegetação rasteira) e trechos de mata fechada, porém é uma vegetação do tipo mata nebular, com arvores de pequeno porte. E as paisagens pela trilha foram uma boa surpresa. Dava pra ver a Serra do Corvo Branco, a cidade de ORLEANS e os canions de onde nascem os rios Canoas e Rio do Bispo.

Ainda falta desapropriar algumas fazendas da região para inserir na área do parque. Uma delas é a fazenda do Sr. João Sozinho (que apesar do nome é casado e tem seis filhos), porém o interessante é que o acesso dele é pela mesma trilha pela qual passamos, ou seja, quando resolve vendar umas vaquinhas, é pela trilha da Pedra Furada que ele leva o gado... com certeza vi muitas marcas da passagem do gado, inclusive pisei nelas e carimbei a butina...

O arco da Pedra Furada visto de "dentro" e de "baixo"

TUMI meu amuleto peruano fazendo pose lá na Pedra Furada

Encontramos outro grupo de aventureiros por lá... gente legal, gente jovem e animada que andaram mais de 4h para chegar pela trilha que vem do fundo do vale. " É NÓIS NO FURO" como gritou a simpática Daniela.

A região também é cercada de LENDAS sobre OVNIS e sobre os JESUÍTAS, o que faz lembrar bastante do místico MONTE CRISTA que também é em SC. Lendas ou não uma coisa é certa... não achei nenhum tesouro e não vi nenhum alienígena.

Caminhada sussê, dia muito bonito e visual de tirar o folêgo. Esse é um lugar para retornar sempre, e quem sabe com um pouco de sorte encontrar todo coberto com neve. Jopz kurtiu e recomenda.